Com mais de 300 páginas, "Cá dentro" é um guia que conduz o leitor pela complexidade do cérebro, com centenas de dados científicos sobre sinapses, neurónios, o hipocampo ou a glândula pituitária, mas também com informações filosóficas e sociais sobre criatividade, consciência e emoção.

"Cá dentro" surge como um livro gémeo de "Lá Fora - Guia para descobrir a natureza", das biólogas Maria Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, que a Planeta Tangerina editou em 2014. Foi nessa altura que Isabel Minhós Martins começou a trabalhar neste novo livro, como contou à agência Lusa.

"O cérebro foi o tema que nos pareceu mais difícil, queríamos explorar o pensamento e a coluna dorsal do livro partiu dessa curiosidade", explicou a autora, que coassina o livro com Maria Manuel Pedrosa, com quem já tinha trabalhado em projetos de comunicação.

Pensado para leitores a partir dos 10 anos, "Cá dentro" demorou três anos a ser feito, com as autoras a darem "um mergulho gigante" em estudos científicos sobre o cérebro e a consultarem neurocientistas, investigadores e psicólogos.

Entre os revisores do livro contam-se Dina Mendonça, investigadora de Filosofia, Ana Rita Fonseca, doutorada em Neurociências, e Paulo Pires do Vale, ensaísta.

"Como não somos neurocientistas tudo era altamente fascinante e deu-nos uma motivação enorme para fazer o livro; tínhamos prazer em dizer aos outros o que estávamos também a aprender. A desvantagem é que escavámos loucamente a ver arquivos porque este é um tema que não tem limites", disse.

Um dos desafios das duas autoras foi tornar o assunto apetecível aos leitores mais novos, sem cair em simplismos nem perder o rigor científico, tendo em conta que existem muitos recursos interativos e muita informação na Internet.

Daí que "Cá dentro" tenha muitas ilustrações e ambientes criados para diferentes capítulos e temáticas, além de pequenos desafios lançados aos leitores, para testarem as capacidades do cérebro. Há ainda propostas para professores e educadores.

"Se pensarmos bem, não deixa de ser irónico (e até cómico) que o órgão que faz de nós aquilo que somos - seres que pensam, dançam, inventam, que se comovem e choram ou que são capazes de dar gargalhadas -, o órgão responsável por tudo isso, é uma massa esquisita e acinzentada, enrolada como uma noz e com uma textura próxima à de um cogumelo: um cérebro", lê-se nas primeiras páginas do livro.

Ao longo do livro, as autoras deixam ainda interrogações e respostas sobre a relação entre o cérebro e a felicidade, sobre alimentação, sono e prazer, sobre capacidades artísticas e motoras do ser humano, revelam como funciona o cérebro de alguns animais e apresentam factos e mitos associados a "uma das estruturas mais complexas e misteriosas do universo".

A editora Planeta Tangerina apresentou "Cá dentro" a editores estrangeiros na Feira do Livro Infantil de Bolonha e está a negociar edições possivelmente para inglês, mandarim, francês e espanhol, seguindo o caminho já feito pelo guia "Lá Fora". "Cá Dentro" será apresentado pelas autoras a 12 de maio na Fundação Champalimaud, em Lisboa.