Bolsas Linde Healthcare atribuídas a três projetos estrangeiros de inovação em cuidados respiratórios

Os bolseiros do REALfund são selecionados com o contributo de peritos médicos e científicos

15 de setembro de 2014 - 14h15



A Linde Healthcare, uma unidade de negócio do Grupo Linde, anunciou os projetos vencedores da iniciativa REALfund, um programa que apoia ideias e projetos inovadores com potencial de melhorarem os cuidados prestados aos doentes e a economia de saúde na área da medicina respiratória.



Selecionados em mais de 30 candidaturas, três projetos recebem bolsas do REALfund para apoiar sua investigação inovadora. Os bolseiros são:



Professor Philipp Latzin - University Children Hospital, Suíça – está a investigar uma forma de ajudar a introduzir um gás marcador duplo de inalação única para doenças respiratórias menos severas, um método de diagnóstico sensível, inovador, sem custos associados e rápido, na prática clínica.



Professor Stefan Mihaicuta - V. Babes University of Medicine and Pharmacy, Roménia - está a trabalhar na implementação de uma nova metodologia para o diagnóstico precoce e para a supervisão contínua do doente de Apneia do Sono, baseada num sistema de e-saúde.



Torbjörn L Möller - CareTelCom AB, Suécia - está a desenvolver e a verificar um sistema algorítmico preditivo para a deteção precoce de exacerbações em doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).



"A Linde Healthcare continua empenhada em cooperar com investigadores de todo o mundo com o apoio à investigação e ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área dos cuidados respiratórios", comenta Christian Wojczewski, responsável da Linde Healthcare. "Os bolseiros do REALfund, recentemente premiados, abrangem diversificadas áreas de investigação – desde a transferência de métodos diagnósticos à base de gás em rotinas clínicas, a novos métodos de diagnóstico precoce e supervisão dos doentes com Apneia do Sono", acrescenta.



Os bolseiros do REALfund são selecionados com o contributo de peritos médicos e científicos e receberão apoio para a sua investigação.



Konstantin Fielder, responsável de Inovação e Desenvolvimento da Linde Healthcare avança: "O objetivo da iniciativa REALfund da Linde Healthcare é identificar e recompensar as ideias que têm um grande potencial para melhorarem as soluções de cuidados respiratórios para os doentes".



Maria João Vitorino, Homecare Business Manager da Linde Healthcare Portugal afirma que “a aposta neste tipo de iniciativas é um impulso para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes com doenças respiratórias e um óptimo incentivo para a investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras”



Por SAPO Saúde

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários