Bebé nasce a bordo de um helicóptero da Força Aérea nos Açores

Simão é o trigésimo nascimento em aeronave desde 1999

Um bebé nasceu a bordo de um helicóptero da Força Aérea, nos Açores, durante uma evacuação médica da ilha Graciosa para a ilha Terceira.

O menino chamado Simão nasceu às 15:45 (hora local, 16:45 em Lisboa), do dia 05 de janeiro, quando o helicóptero sobrevoava o Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, a poucos quilómetros do heliporto, de acordo com um comunicado da Força Aérea.

A equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira acompanhou horas antes outra missão idêntica de uma grávida de gémeos, transportada do Faial para a Terceira, que por pouco não deu à luz a bordo do helicóptero EH-01 Merlin.

Segundo a Força Aérea, as mães e as crianças “encontram-se bem de saúde”.

Trata-se da primeira criança a nascer numa aeronave da Força Aérea em 2013, mas a trigésima desde o primeiro nascimento, que ocorreu há cerca de 20 anos, no dia 13 de julho de 1999, na aeronave C-212 AVIOCAR.

Em março do ano passado, uma mulher teve dois gémeos em duas ilhas diferentes, um nasceu no Hospital de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e outra em S. Jorge.

Quando a Força Aérea chegou, o primeiro já tinha nascido, tendo transportado a mãe ainda grávida da segunda criança para a ilha Terceira.

O primeiro nascimento do ano, em 2012, a bordo de um helicóptero da Força Aérea, nos Açores, também foi de um rapaz e ocorreu a 27 de maio, durante uma evacuação de S. Jorge para a Terceira.

07 de janeiro de 2013

@Lusa

Comentários