Karam, um menino de sete meses, nasceu no Iraque com uma doença rara, da qual só existem cinco ou seis casos no mundo. Essa doença acontece quando gémeos sofrem uma fusão no útero sem que um dos fetos absorva completamente o outro.

O pai do bebé, Sarwed Ahmed Nadar, levou o seu filho até à Índia, onde uma equipa médica o submeteu a três operações sucessivas, perto de Nova Deli.

"Foi trazido quando tinha apenas dois meses e o seu caso é excepcional. A maioria das técnicas cirúrgicas que usámos não tinha sido usadas até à presente data", declarou à imprensa Gaurav Rathore, membro da equipa médica. "Karam é um bebé muito corajoso e uma criança muito alegre", acrescentou.

Os cirurgiões do hospital Jaypee de Noida, cidade próxima da capital indiana, removeram primeiro os dois membros que se uniram ao estômago e, depois de corrigir uma complicação cardíaca, conseguiram tirar os demais membros excessivos.

Conforme for crescendo, Karam necessitará de mais operações cirúrgicas para corrigir outras anomalias.

O pai, de 28 anos, só espera que o seu pequeno Karam possa crescer como uma criança normal. "Havia muitos riscos, mas nunca perdi a fé", afirmou.

22 doenças muito estranhas