Bandeiras verdes para 32 municípios amigos do ambiente entregues na sexta-feira

Os municípios serão avaliados segundo um índice de 21 indicadores
18 de setembro de 2014 - 15h30



Trinta e dois municípios que no ano passado se distinguiram pelas boas práticas ambientais e do desenvolvimento sustentável recebem na sexta-feira, em Cantanhede, a bandeira verde referente ao galardão "Município ECOXXI 2014".



Ao todo, serão atribuídas 32 bandeiras verdes - equivalente à 'bandeira azul' das praias, mas para os municípios mais amigos do ambiente -, a que se candidataram apenas 33 dos 308 concelhos portugueses.



O galardão é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e pretende distinguir municípios que se destaquem em políticas de sustentabilidade.



Na cerimónia de entrega do galardão ECOXXI serão dados a conhecer os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices de sustentabilidade municipal.



Para obter uma bandeira, o município tem de se candidatar e fornecer informações relativas a ações, atividades e políticas de sustentabilidade que concretizou no ano anterior, que são avaliadas por uma Comissão Nacional onde estão representadas mais de 30 instituições.



Os municípios serão avaliados segundo um índice de 21 indicadores que avaliam, por exemplo, a promoção da educação ambiental, a participação pública e a agenda 21 local, informação disponível aos munícipes, certificação em sistemas de gestão de qualidade, o emprego, o ordenamento do território, qualidade do Ar e da água, para consumo humano, tratamento dos resíduos urbanos e mobilidade sustentável, entre outros.



O resultado da avaliação de cada um destes índices resulta um índice global percentual de políticas de sustentabilidade, sendo atribuída uma bandeira a todos os municípios que obtiverem um índice global superior a 50%.



Concorreram ao galardão os municípios de Águeda, Albufeira, Aljezur, Amadora, Arouca, Avis, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Fundão, Lagos, Lajes do Pico, Leiria, Loulé, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Oeiras, Pombal, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São Roque do Pico, Sesimbra, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Vila Real de Santo António.



A entrega dos galardões decorre na sexta-feira à tarde, no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.



Por Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários