Gosta de queijo? Se respondeu que sim, ainda bem! Segundo um estudo da Universidade de Turku, na Finlândia, consumir regularmente este alimento pode ajudar a preservar e a melhorar o sistema imunitário dos idosos, uma vez que este atua como portador de bactérias probióticas. Apesar dos seus benefícios também serem reconhecidos nas crianças e nos adultos, a equipa de especialistas que desenvolveu a investigação acredita que a ingestão diária de queijo probiótico pode também atrasar a deterioração do sistema imunitário inerente ao avançar da idade.

Esta patologia, conhecida como imunossenescência, é responsável por doenças infecciosas e desordens inflamatórias. Quando chega aos 60 anos, o seu organismo merece que cuide dele com maior atenção, ao nível da alimentação. Veja aqui outros alimentos que deve privilegiar para uma vida longa e saudável. Independentemente da idade, ingerir determinados tipos de queijo também ajuda a reduzir o mau colesterol. A garantia é dada por um novo estudo dinamarquês publicado em abril no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Aarhus descobriu que, em comparação com a manteiga, um queijo com o mesmo teor de gordura é mais benéfico para o organismo. Após analisar amostras fecais de 15 homens saudáveis que, durante 14 dias, apenas ingeriram queijo, manteiga e leite como laticínios, repararam que os que consumiram maiores quantidades de queijo foram os que registaram maior presença de uma substância produzida pelas bactérias intestinal que ajuda a combater o colesterol.