De 6 a 8 de março, das 10h00 às 24h00, uma equipa especializada estará na Praça Central do NorteShopping, no Porto, para avaliar a densidade óssea e para aconselhar individualmente sobre as opções mais acertadas no que concerne ao modo de vida e alimentação, no sentido de preservar a saúde óssea e prevenir a osteoporose.

A densidade óssea diminui cerca de 1% ao ano a partir dos 35 anos de idade, tornando-se este caminho degenerativo mais acentuado após a menopausa, segundo a APO.

Um terço das mulheres com mais de 50 anos sofrem de perda de massa e força na musculatura esquelética (sarcopenia) com tendência osteoporótica, sendo por isso fundamental sensibilizar e educar para reduzir o risco, preparando desde cedo a qualidade de vida futura.

As primeiras décadas de vida são determinantes na formação da massa óssea, com efeitos evidentes ao longo da vida.

A promoção de hábitos de vida saudáveis nas crianças e adolescentes através da implementação de uma dieta equilibrada e da prática de exercício físico regular são os principais fatores que podem contribuir ativamente para um envelhecimento seguramente melhor.

Está na moda dizer mal do leite, mas o leite faz bem. Veja porquê.