A Associação Portuguesa dos Nutricionistas quer pôr os portugueses a comer melhor e a ingerir mais massa. A organização acaba de lançar o livro «Quatro Estações – Receitas Mediterrânicas de Massa», «que pretende transmitir ideias de receitas simples, saborosas e saudáveis para cozinhar em cada estação do ano, sempre de acordo com as recomendações da Dieta Mediterrânica», informa a instituição em comunicado. As 20 receitas que integram o livro foram desenvolvidas pelo chef Jorge Sousa do Hotel Crowne Plaza Porto e representam cinco sugestões diferentes para inspirar a cozinha de cada uma das estações do ano. «Cada receita é comentada quanto à sua valorização nutricional e apresenta a composição nutricional por pessoa», pode ler-se ainda no documento.

Para Célia Craveiro, presidente da direção da associação, «a Dieta Mediterrânica recomenda a inclusão, a cada refeição principal, de pão, massas, arroz ou outros cereais e, no caso das massas, um consumo de duas a três vezes por semana. As receitas deste livro adicionam-lhes alguns ingredientes tipicamente mediterrânicos, como o azeite, o alho, o tomate ou as ervas aromáticas, o que tornam cada um destes pratos em refeições nutricionalmente mais equilibradas. Se somarmos a isto a diversidade, versatilidade e facilidade de confeção das massas, é fácil compreender o porquê da sua integração nas recomendações alimentares da Dieta Mediterrânica», acrescenta ainda a especialista.

O chef Jorge Sousa, por seu lado, revela-se um defensor da cozinha mediterrânica e considera o livro «uma excelente fonte de inspiração para integrar as massas nas refeições diárias. Trata-se de receitas simples e repletas de produtos vegetais, temperados com azeite e perfumados com ervas aromáticas frescas. Se pensarmos na variedade de formatos, sabores e cores de massas que existem no mercado, não será difícil surpreender com um prato de massa equilibrado e saboroso», refere ainda o cozinheiro. Reconhecida como um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo e considerada em 2013 como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Dieta Mediterrânica carateriza-se pela utilização de gorduras saudáveis, como o azeite, para cozinhar e temperar e pela inclusão de produtos vegetais, como os cereais, a fruta, os produtos hortícolas, as leguminosas e os frutos oleaginosos.

Outra marca distintiva «é o recurso a bebidas com benefícios reconhecidos, como é o caso do vinho e da água», sublinha ainda o comunicado. Editado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas com o apoio da Milaneza, o livro «Quatro Estações – Receitas Mediterrânicas de Massa» está disponível junto da associação e terá uma edição online de consulta gratuita disponível. «As massas alimentícias acompanham a alimentação humana há milénios, estimando-se que tenham surgido após a descoberta do fogo. Atualmente existem várias centenas de formatos diferentes de massas secas, o que permite uma grande diversidade no aspecto do prato, sabores e cores», refere a publicação.