"Este é um manual que ajuda todos os cuidadores a lidar com a doença de Alzheimer e que responde às dúvidas e aos anseios do dia-a-dia. É importante que os cuidadores estejam informados e preparados para lidar com certas situações, tais como a mudança constante das necessidades da pessoa com demência, os comportamentos agressivos, a agitação, o nervosismo, formas de lazer e atividades que devem ser realizados", explica José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal.

A 3ª edição do manual pode ser adquirida na Sede da Alzheimer Portugal (Lisboa), no Centro de Dia Prof. Doutor Carlos Garcia (Lisboa), no Lar e Centro de Dia "Casa do Alecrim" (Estoril) e via online, pelo valor de 10 euros, revertendo integralmente para a Associação Alzheimer Portugal

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em todo o mundo existam 47,5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75,6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135,5 milhões.

A doença de Alzheimer representam cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência, segundo dados da OMS.

Veja aindaChama-se Hogeweyk e é a primeira aldeia segura para doentes com Alzheimer

Leia também10 sinais de alerta da Doença de Alzheimer