A instituição, que em 2005 sucedeu à antiga Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas do Porto (APECDA), e que presta apoio a deficientes mentais profundos, vive, segundo aquele responsável "uma fase muito problemática devido à falta de recursos".

"Somos o último recurso para 30 jovens de ambos os sexos, com problemas mentais e que já experimentaram todas as outras formas de ajuda", explicou o também técnico da instituição, lembrando que "ajuda social não existe sem dinheiro". "Revolta-nos ter aqui miúdos longe das suas famílias e ter de os privar de uma ida ao teatro, ao cinema, de fazer uma viagem", explicou o responsável de uma instituição "a contar os euros numa gestão diária muito rigorosa".

Mónica Correia, secretária da direção, acrescentou que a AEDS "precisava de ter quase o dobro dos 20 funcionários existentes", mas que em face do "constrangimento financeiro, continuam todos a ter de tapar buracos para que a instituição continue".

"A manter-se o nível de exigência da Segurança Social, e o que paga pelo serviço que prestamos, num prazo de cinco anos teremos de encerrar as portas", admitiu Mário Nobre sobre uma instituição dotada de um lar residencial no Bairro do Falcão, no Porto, e um lar de apoio em São Mamede de Infesta, na Maia. "Tanto no centro educativo como nos lares há espaço para mais jovens, mas os contratos com a Segurança Social têm de o acompanhar, não basta mandar para cá", frisou Mónica Correia.

Falta de resposta

A solução para os problemas financeiros da instituição "pode passar pela conclusão de um projeto de reconversão do Centro Educativo em Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) que aguarda a comparticipação da Segurança Social", avançou o vice-presidente. "O projeto foi aprovado pelo Governo em 2016, mas ao abrigo de uma nova portaria tivemos de voltar a submetê-lo numa plataforma e aguardamos que a resposta chegue", explicou Marco Nobre, sublinhando a importância desta nova oferta das AEDS.

E acrescentou: "O CAO é a resposta adequada para o tipo de deficientes que temos aqui, por exemplo, a partir do momento que terminem o seu percurso escolar e, ao mesmo tempo, uma resposta que é muito procurada fora daqui".