A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, no seguimento de investigação, realizou a nível nacional, uma ação de fiscalização no mercado, de modo a verificar a comercialização de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional, tendo procedido à apreensão de 4 730 unidades de embalagens, bem como de 50 kg e 26 litros de pesticidas.

Os produtos fitofarmacêuticos são produtos destinados à defesa das plantas e da produção agrícola, também chamados de "pesticidas".

"Esta operação de fiscalização incidiu em operadores económicos, com atividade comercial de distribuição, por suspeita de comercialização de produtos fitofarmacêuticos ilegais, com utilização de autorização de venda concedida a uma empresa diferente da indicada na rotulagem das embalagens destes produtos", explica a ASAE em comunicado emitido esta quinta-feira (01/09).

Leia também: 10 substâncias químicas prejudiciais à saúde

Saiba aindaGlifosato, mais que um herbicida será um perigo para a saúde?

Como resultado desta ação de fiscalização, o valor total das apreensões foi de cerca de 23 mil euros.

De acordo com a ASAE, as entidade colocaram no mercado de produtos fitofarmacêuticos "não autorizados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária", violando os requisitos de rotulagem previsto na legislação de harmonização da União Europeia.

"No âmbito das atribuições cometidas a esta Autoridade, a ASAE irá prosseguir as ações de fiscalização neste setor, na salvaguarda da segurança das culturas, dos aplicadores e dos consumidores, garantindo o nível de proteção do interesse público e uma concorrência sã e leal no mercado", garante ainda a mesma autoridade.