Um estudo americano, publicado pela clínica Mayo, revela que afinal comer pastilhas elásticas não é um hábito muito saudável, principalmente se estivermos a falarmos de pastilhas com açúcar onde cada porção pode conter 10 calorias. Imaginemos que tem o hábito de comer duas pastilhas elásticas por dia: uma após o almoço e outra a seguir ao jantar. Em termos de calorias ingeridas, ao fim do mês representa 560 calorias a mais. Ou seja, passados 12 meses o número fixa-se nas 6,720 calorias.

Claro que este número pode variar consoante o tipo de pastilha elástica consumida: por exemplo as sem açúcar contém 2-5 calorias por pedaço, o que ao fim de um ano representa a ingestão de 1,344-3,360 calorias. Mais de metade das que contém açúcar mas ainda assim um número considerável.

Apesar das conclusões, a verdade é que existe outro facto curioso: a própria mastigação acaba por queimar as calorias das pastilhas consumidas. Especificamente podemos queimar 11 calorias no espaço de uma hora, o que ultrapassa o número ingerido. Por exemplo, se mastigarmos durante quatro horas diárias podemos queimar 1,232 por mês.