Cerca de 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a uma casa de banho segura e privada e uma em cada três pessoas não dispõe de um WC com condições de higiene e segurança.

Diariamente, 5.000 crianças com menos de 5 anos morrem por falta de saneamento, 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento e apenas 47% das escolas nos países subdesenvolvidos dispõem de condições sanitárias adequadas. Os números são da Organização Mundial de Saúde.

Para sensibilizar a sociedade para esta problemática de Saúde Pública, a marca de autoclismo OLI convidou 16 designers a transformarem os autoclismos em obras de arte.

A inauguração da exposição acontece, no sábado (19/11), às 15h, no LX Factory, em Lisboa, parceiro da iniciativa.

Será depois realizado um leilão das 16 obras e o valor angariado reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que cuida de pessoas com problemas motores e mentais, cujos cuidados higiénicos são exigentes.

A OLI é uma empresa portuguesa que se tem afirmado à escala internacional por criar soluções sustentáveis e inclusivas para o espaço de banho. Há 22 anos, foi responsável pela massificação da dupla descarga da água do autoclismo, uma inovação hoje presente em todo o mundo e responsável por uma poupança de água de 50%.

Veja ainda10 coisas que fazemos na casa de banho e que não devíamos

Saiba maisIndiana de 105 anos torna-se heroína na luta contra a defecação a céu aberto