SAPO Lifestyle: Qualquer pessoa poder tornar-se anémica? 

António Robalo Nunes: Sim. A anemia é uma condição clínica que pode manifestar-se em todas as idades, embora as formas adquiridas afetem alguns grupos de forma mais acentuada. Entre estes estão os jovens em fase de desenvolvimento, as mulheres em idade fértil, em particular as grávidas  e os idosos.

SAPO Lifestyle: Quais são os comportamentos de risco? 

António Robalo Nunes: Não se pode falar exatamente em comportamentos de risco. Todavia importa salientar que para prevenir as anemias de causa nutricional importa investir numa alimentação equilibrada e balanceada, o que significa que as dietas restritivas podem, nesse sentido, ser consideradas um fator de risco.

SAPO Lifestyle: Como pode se evitada?

António Robalo Nunes: O risco de contrair anemia pode ser diminuído através do investimento em regras de vida saudável, nomeadamente no que respeita a alimentação e à vigilância médica regular que possa permitir a deteção precoce de sinais e sintomas que antecipem o seu aparecimento.

SAPO Lifestyle: Existem vários tipos de anemia? 

António Robalo Nunes: Existem desde logo anemias hereditárias e anemias adquiridas, sendo que estas últimas são de longe as mais frequentes. Todas elas resultam na  diminuição da capacidade de transporte de oxigénio aos diferentes órgãos e tecidos. No universo das anemias adquiridas, a que resulta da deficiência de ferro é a mais comum, embora existam outras deficiências que possam resultar em anemia, de que são exemplos a vitamina B12 e o ácido fólico.

SAPO Lifestyle: Uma anemia pode ter consequências graves para a saúde?

António Robalo Nunes: A anemia, ao comprometer o transporte adequado de oxigénio que é um dos mais importantes mecanismos biológicos, pode em última análise comprometer a própria vida em situações extremas. Em todas as situações, mesmo as de menor gravidade são sempre um fator de agravamento de outras situações de doença de que o indivíduo seja portador.

SAPO Lifestyle: Em que tipo de alimentação ou regras alimentares se deve apostar? 

António Robalo Nunes: A alimentação deve ser regular e equilibrada do ponto de vista nutricional, isto é, capaz de fornecerem quantidade e qualidade os micronutrientes indispensáveis à produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Deve incluir carne, peixe, frutos e vegetais de folhagem verde.

SAPO Lifestyle: O que acontece se não se tratar a anemia? 

António Robalo Nunes: A anemia não tratada pode agravar outros problemas de saúde, por exemplo a insuficiência cardíaca ao requerer maior esforço ao coração. Para além disso há compromisso da qualidade de vida, disponibilidade física e mental, o que pode ter implicações negativas no rendimento laboral e na vida familiar.

Veja ainda: O que é a Anemia?

Leia também: A anemia pode ser um cansaço enorme até a dar alguns passos. Um testemunho real

Saiba mais10 alimentos que fortalecem o sistema imunitário