Ana Rita Cavaco foi eleita, no dia 05 de janeiro, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, na segunda volta das eleições para a estrutura representativa daqueles profissionais.

A lista E, liderada por Ana Rita Cavaco, obteve 53,77% dos votos, enquanto a lista C, encabeçada por José Carlos Gomes, conseguiu 43,85% dos votos.

Com 67.916 eleitores inscritos, votaram na primeira volta 16.818 e, na segunda volta, 8.386, tendo a abstenção sido de 87,65%.

Ana Rita Cavaco e José Carlos Gomes disputaram a segunda volta, depois de, na primeira, não ter sido alcançada a maioria de votos exigida pelos novos estatutos.

Na primeira volta do sufrágio, a candidata mais votada foi Ana Rita Cavaco, que encabeçou a lista E e que lamentou ter de disputar uma segunda volta.

Sempre que, no primeiro ato, não seja obtida uma maioria absoluta de votos, os novos estatutos da Ordem preveem a realização de uma segunda volta.

De acordo com os novos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, "é eleito bastonário o candidato que obtém metade dos votos mais um, validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco".

Na primeira volta das eleições, realizada no dia 15 de dezembro, apresentaram-se sete listas com candidatos a bastonário.

Nessa altura, Ana Rita Cavaco obteve 6.333 votos (38,72%), seguida por José Carlos Gomes, da lista C, com 2.627 (16,06%) e por Sérgio Gomes, da lista G, com 2.319 (14,18%).