Alunos da Universidade de Aveiro ganham prémio com portal dedicado a doença de Alzheimer

Um grupo de cinco alunos da Universidade de Aveiro venceu o prémio Angelini University Award 2010/2011, com um projeto inovador de um portal para familiares de doentes de Alzheimer, anunciou hoje a instituição.

O portal, que pode ser acedido em http://cuidadores-alzheimer.web.ua.pt, foi concebido e realizado por cinco alunos da Universidade de Aveiro do Mestrado em Biomedicina Molecular na Secção Autónoma de Ciências da Saúde e teve em especial atenção as dificuldades com que se deparam os cuidadores das pessoas afetadas com Alzheimer.

A ideia vencedora, que recebeu da Angelini Farmacêutica uma bolsa no valor de seis mil euros, surgiu como resposta à falta de informação em Portugal direcionada para o cuidador informal.

“Achámos que era uma escolha adequada, uma vez que há pouca informação no país sobre este assunto”, justificou Filipa Martins que, juntamente com Edgar Coelho, Joana Oliveira, Joana Rocha e João Terrível, sob a orientação da professora Odete Cruz e Silva, construiu a plataforma ‘online’.

Segundo aquela estudante universitária, “há muita informação de fontes internacionais, essencialmente dos Estados Unidos e da Austrália, mas em Portugal não existia nada deste tipo de informação dedicada aos cuidadores de doentes com Alzheimer”.

O portal para familiares e cuidadores de doentes de Alzheimer tem também informação útil para profissionais de saúde que contactam com esses pacientes.

Apresentando uma linguagem simples, e em Português, o portal é passível de ser consultado por utilizadores de diferentes estratos sociais, níveis de educação e faixas etárias.

A plataforma disponibiliza ainda três áreas para apresentação de notícias, informações e ligações úteis, que têm como objetivo informar o cuidador ou familiar de avanços na ciência, centros de apoio para doentes e familiares, reuniões e ações de formação.

Em Portugal, estima-se que 90 mil pessoas sofram da doença de Alzheimer.

19 de outubro de 2011

Lusa

Comentários