Alto-comissariado da Saúde revela dados de saúde: Mortes por AVC diminuem, aumentam mortes por cancro

Estes dados revelados pelo Alto-comissariado da Saúde estão em linha com o que tem acontecido nos países desenvolvidos. As mortes por AVC baixaram 34 por cento entre 2000 e 2008, ao passo que as mortes por cancro aumentado, revelam dados do Alto-comissariado da Saúde, que estão em linha com o que tem acontecido nos países desenvolvidos.

Em declarações à TSF, o coordenador para as doenças cardiovasculares deste alto-comissariado indicou que tem havido uma melhoria dos cuidados de saúde relativamente a estas doenças, a par de medidas de prevenção adoptados. Entre estas, Rui Cruz Ferreira destaca o «controlo do tabagismo, uma melhor prevenção e terapêutica farmacológica da hipertensão arterial e controlo do colesterol que têm também tido um impacto significativo em termos de mortalidades».

Já no que diz respeito às doenças cardiovasculares, este coordenador referiu que «a esperança de vida aumentou, talvez haja inclusive um maior número de exposição a agentes potencialmente cancerígenos, melhores meios de detecção, registos mais aperfeiçoados e causas de mortes melhor avaliadas».

29 de Dezembro de 2010

Fonte: TSF

Comentários