Os doentes de tratamentos continuados de Almada vão pagar 7,5 euros por cada serviço de transporte em ambulâncias devido à diminuição para metade do valor pago às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Divulgada hoje pelas direções das corporações de Almada e de Cacilhas, a decisão vai entrar em vigor a partir de 01 de setembro.

No passado dia 10, os bombeiros receberam uma informação do Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada que o “valor total relativo ao transporte de doentes em regime de tratamentos continuados” será suportada pelo Serviço Nacional de Saúde “apenas em metade do seu valor”.

“Ou seja, apenas o valor correspondente à deslocação de ida, excluindo o retorno a casa”, explicam as associações, em comunicado.

Face à falta de outra fonte de receitas e tendo de pagar combustível e a manutenção das viaturas, a “boa vontade” dos voluntários “não é suficiente para a sobrevivência financeira das associações”.

Por isso, os serviços só vão ser efetuados desde que os utentes “suportem o valor agora em falta de 7,50€ por cada serviço”.

“Esperamos que os cidadãos de Almada, entendam esta nossa decisão, que tomamos apenas forçados e com responsabilidade para não piorar a já muito débil saúde financeira das Associações de Bombeiros”, lê-se ainda.

25 de agosto de 2011

Fonte: Lusa