Alerta laranja na Madeira devido ao calor

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou à costa sul da ilha da Madeira o aviso laranja emitido hoje para a costa norte e para o Porto Santo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
créditos: PAULO CUNHA/LUSA

Segundo a informação divulgada pelo IPMA, o tempo quente prolonga-se até às 21:00 de sexta-feira na ilha da Madeira e até às 22:00 do mesmo dia no Porto Santo. O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com as previsões meteorológicas, o tempo quente mantém-se com a temperatura a variar entre os 24 graus (mínima) e 32 de máxima e o vento será fraco a moderado de 10 a 25 quilómetros/hora do quadrante leste.

Quanto ao estado do mar, na costa norte as ondas serão de noroeste até dois metros, sendo de um metro na zona sul da ilha da Madeira, com a água a registar temperatura de 23/24 graus.

Na quarta-feira, o IPMA colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro, que foi agravado hoje de manhã para laranja na costa norte desta ilha e no Porto Santo.

Segundo os dados do Observatório Meteorológico do Funchal, a temperatura máxima registada hoje, até às 14:00, no Funchal, foi de 34,3 graus centígrados.

O máximo registado anteriormente nesta altura, 34,1 graus, tinha sido a 19 de outubro de 1995 e o máximo absoluto na região, no período entre 1949-2014, foi de 38,5, a 10 de agosto de 1976.

Neste mês de outubro a temperatura máxima registada tinha sido de 28,2 graus, no dia 04.

No Lugar de Baixo, concelho de Ponta do Sol, os termómetros subiram até os 35,3 graus e no Porto Santo chegaram aos 31,6.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários