A agência espacial europeia (ESA) vai compilar dados de vegetação, temperatura e humidade dos solos, através da informação recolhida por satélites, para determinar com precisão a distribuição de mosquitos na Europa, sobretudo dos que podem transmitir doenças.

Segundo informação da ESA, citada pela agência EFE, a iniciativa denomina-se Vecmap e pretende ajudar a combater e erradicar as doenças que são transmitidas por mosquitos, como o dengue.

A ideia é criar um mapa que reflita a distribuição dos mosquitos na Europa, através da identificação dos diversos habitats, o que é feito a partir dos dados recolhidos sobre o terreno.

Os investigadores introduzem os dados relativos à humidade, temperatura e vegetação num telemóvel, que marca a sua posição através de sistemas de navegação e os envia para uma base de dados centralizada.

“As doenças transmitidas por mosquitos estão a tornar-se um problema para a saúde pública na Europa, já que é difícil prever donde surgirão ou como se vão estender”, refere a ESA.

O objetivo deste projeto passará por conhecer as condições, o local e a época de surgimento.

A ESA indica que um dos mosquitos que estará no foco dos investigadores é o “Ochlerotatus Japonicus”, uma espécie que pode transmitir dengue e febre de chikungunya, que foi detetado pela primeira vez na Bélgica, no ano de 2002.

20 de agosto de 2012

@Lusa