Açores/Saúde: Bebés em cuidados especiais no hospital de Ponta Delgada "acessíveis" pela internet

Quatro câmaras de vídeo instaladas nos cuidados intensivos e na neonatologia do hospital de Ponta Delgada permitem desde ontem aos pais de bebés prematuros ou em cuidados especiais "acompanhar" os seus filhos 24 horas por dia, através da internet.

Na apresentação do novo serviço – o “Baby Care” - disponibilizado pela maior unidade de saúde dos Açores, o secretário regional da Saúde, Miguel Correia considerou que representa uma “ainda maior humanização” dos cuidados.

O sistema exige também uma “maior responsabilidade profissional”, uma vez que permite “uma visualização generalizada dos cuidados intensivos e intermédios”, admitiu.

Miguel Correia reiterou também a intenção do Governo Regional em “investir cada vez mais na telemedicina” que considerou uma opção importante face à dispersão geográfica das ilhas.

As câmaras de vídeo que garantirão aos pais seguir os seus filhos através da internet, e mediante uma senha atribuída pelo hospital, estão direcionadas para os berçários e incubadoras respetivas.

Serviços idênticos ao que entrou hoje em funcionamento do Hospital Divino Espírito Santo foram já disponibilizados pelo hospital de Bragança e pelas maternidades Alfredo da Costa, em Lisboa, e Júlio Dinis, do Centro Hospital do Porto.

15 de julho de 2011

Fonte: Lusa

Comentários