Vou praticar uma alimentação saudável, vou inscrever-me num ginásio e iniciar uma atividade física... E porque não: eu vou deixar de fumar?

2017 é já um ano de grandes resoluções no campo da cessação tabágica e da luta contra o tabagismo: o Governo vai comparticipar os medicamentos para deixar de fumar com prescrição médica obrigatória e promete abrir mais 42 consultas de cessação tabágica já no mês de janeiro, elevando para 187 os pontos de ajuda especializada e intensiva por todo o país.

A Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão - PULMONALE ajuda também todos aqueles que planeiam e desejam deixar de fumar em 2017 disponibilizando no seu site um simulador que dá indicações sobre o quanto se poupa – em dinheiro e em saúde – ao largar o cigarro.

Para saber os seus “ganhos” e resolver de uma vez por todas deixar de fumar, basta introduzir a idade atual, a data de quando começou a fumar e quantos cigarros consome habitualmente durante a semana e ao fim-de-semana.

Veja aindaO tabaco faz rugas e descai os seios? 10 razões para abandonar o vício 

Saiba mais15 passos para deixar de fumar

O resultado é ilustrativo e incentivador: deixe os cigarros em 2016 e inicie 2017 com vontade e determinação para abandonar um vício que provoca cancro do pulmão, laringe, esófago, bexiga e rim; doenças pulmonares como bronquite crónica e enfisema pulmonar e doenças cardiovasculares.

E se as doenças provocadas pelo consumo de tabaco não forem razão suficiente para resolver abandonar o hábito de fumar, lembre-se que o tabaco causa rugas, dentes escurecidos, olheiras, celulite e enfraquece o cabelo.

Faça a simulação em www.pulmonale.pt.