Os médicos deviam levar os hipocondríacos mais a sério. É o que conclui um estudo publicado na revista científica BMJ Open. A investigação, desenvolvida na Noruega, vincula a forma mais comum de doença cardíaca, a cardiopatia isquémica – ou doença arterial coronária – à hipocondria ou nosomifalia, condição caracterizada por uma preocupação excessiva com a saúde.

No estudo, mais de 7 mil pessoas responderam a perguntas relacionadas como o estilo de vida, educação e saúde. Cada uma delas foi submetida a um exame físico.

Os participantes com altos níveis de ansiedade em relação à saúde foram identificados usando o Whiteley Index, um teste para diagnosticar a hipocondria, e controlados ao longo de 12 anos. Até agora, vários estudos apontavam para o facto das pessoas hipocondríacas correrem menos riscos de saúde, por serem mais propensas a detetarem sintomas e a ajustarem o seu estilo de vida com o objetivo de evitar doenças.

Mais propensão para doenças do coração

No entanto, agora "provámos que os participantes que relataram por conta própria altos níveis de ansiedade em relação à saúde tinham 70% mais hipóteses de desenvolverem doença cardíaca isquémica, quando descontados outros fatores de risco", diz Line Iden Berge, investigador que liderou o novo estudo.

"A ansiedade em geral tem um efeito fisiológico sobre o coração, assim como outros fatores de stress", aponta o cardiologista Thomas Klingenheben citado pela radiotelevisão alemã Deutsche Welle.

Veja ainda: 15 doenças que ainda não têm cura

"As pessoas com ansiedade têm uma frequência cardíaca muito maior do que outras – talvez em torno de 80 [batimentos por minuto], quando a pessoa média pode ter uma frequência cardíaca de 60."

Klingenheben, que não participou neste estudo, explica que esse aumento do risco de doenças pode ser causado pelo aumento da atividade do sistema nervoso: quando a ansiedade desencadeia essa hiperatividade, pode causar danos vasculares.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.