A estrutura do DNA foi descoberta há 60 anos

Crick e Watson partilharam com Wilkins o Prémio Nobel da Medicina em 1962
24 de abril de 2013 - 17h08



Há 60 anos, a 25 de abril de 1953, Francis Crick e James Watson descreveram pela primeira vez a estrutura do DNA, o ácido desoxirribonucleico, a molécula em forma de dupla hélice que contém o património genético de todos os seres vivos.



Com um artigo de uma página, publicado na revista científica britânica "Nature", os dois jovens cientistas - Crick tinha 36 anos e Watson apenas 25 - revolucionaram o mundo da biologia e da genética.



Os cientistas da época já conheciam o DNA, mas não faziam ideia do seu real significado. Crick e Watson foram os primeiros a propor um modelo tridimensional do DNA, uma "estrutura com duas cadeias helicoidais que se enrolam em torno do mesmo eixo", escreveram, imaginando, ao mesmo tempo, "um possível mecanismo de cópia do material genético".



Sendo teóricos, os dois pesquisadores beneficiaram das experiências de alguns dos seus colegas, que tentavam observar a estrutura graças à difração dos raios X através de cristais de DNA purificado. Entre estes colegas, destaque para Maurice Wilkins e Rosalind Franklin.



É por isso que Crick e Watson partilharam com Wilkins (Rosalind Franklin morreu pouco depois) o Prémio Nobel da Medicina em 1962.




Comentários