88% das autarquias portuguesas não tem nutricionistas. O alerta é dado pela Ordem dos Nutricionistas que, em comunicado, denuncia a situação e anuncia que o assunto será um dos temas abordados no encontro nacional que este organismo promove amanhã no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a partir das 09h30 e que reúne especialistas de todo o país. «Em 308 autarquias, apenas 12% têm nutricionista. Estes números são preocupantes», refere o documento.

«A Ordem dos Nutricionistas recorda que este é um dos locais privilegiados para a atuação dos profissionais, pela capacidade de desenvolver um trabalho que abrange várias áreas», pode ainda ler-se. Ao longo do dia, vão ser discutidos temas como a integração e intervenção em diversas valências da autarquia, como a educação, a ação social e promoção da saúde, a cultura, os recursos humanos, a autoridade sanitária, o desporto e a juventude.

«A evidência tem vindo a demonstrar que a intervenção ao nível das cidades é facilitadora das escolhas alimentares saudáveis, pelo que as autarquias devem investir em políticas municipais na área da alimentação, sendo os nutricionistas fundamentais», afirma a bastonária do organismo, Alexandra Bento. No encontro, vão ser ainda analisadas outras oportunidades de intervenção dentro de uma autarquia e as estratégias que podem ser seguidas.