Foram 7 mil e quinhentos portugueses que “gostaram” e apoiaram a campanha de solidariedade digital "Tenho mas não todos os dias". Esta é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) à qual se associou o músico Rodrigo Leão, que compôs um tema inédito para o projecto.

Por cada “like” no vídeo da campanha colocado na página de Facebook da associação, a SPEM irá receber um donativo de 2 euros da Biogen Idec, empresa líder na investigação e comercialização de soluções terapêuticas para pessoas com esclerose múltipla. No final de apenas 2 semanas de campanha, o número total de pessoas que seguem a página da SPEM subiu de 3 mil para 18 mil, fato que coloca a associação no top 10 mundial das páginas de Facebook sobre EM.

O valor total do donativo foi entregue numa cerimónia que decorreu na sede da SPEM, dia 14 de julho, em Lisboa, e que contou com a presença do músico Rodrigo Leão e do poeta João Negreiros, responsáveis pela música e poema originais do vídeo “Tenho mais não todos os dias”, destinado a homenagear todas as pessoas com Esclerose Múltipla (EM), no qual participou também o grupo Amigos da Esclerose Múltipla de Aveiro – AEMA.

A ideia do "Tenho mas não todos os dias" nasceu a partir do relato de alguns sintomas da doença. Com base nesta experiência, João Negreiros, um dos mais reconhecidos e premiados poetas nacionais da nova geração, criou o poema “A dor mente” e Rodrigo Leão, um dos grandes nomes da música portuguesa, desenvolveu uma peça sonora única. A realização do vídeo foi um trabalho de Joaquim Pavão, numa produção da empresa aveirense Farol da Vida (www.faroldavida.pt).

A EM, uma patologia que hoje afeta cerca de 6 mil portugueses e mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença do foro neurológico na qual o sistema imunitário ataca a mielina. Os sintomas mais comuns, que surgem normalmente entre os 15-40 anos, têm um impacto negativo na visão, mobilidade, causam dormências, fadiga e provocam desequilíbrios.

20 de junho de 2011

@SAPO