11º Congresso Português de Arte-Terapia:23 a 24 de Outubro

"Artes Integradas em Terapia e Educação" é o tema do congresso promovido pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT)

O 11º Congresso Português de Arte-Terapia decorrerá no Instituto Português da Juventude (Avenida da Liberdade, 194, em Lisboa).

1º Dia - 11º Congresso Português de Arte-Terapia

10:00 - Abertura a cargo da directora-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com a participação de José Carvalho Teixeira, director do Departamento de Formação Permanente do ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Augusto Carreira, chefe de Equipa da Clínica do Parque do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia; João de Azevedo e Silva, presidente da SPAT; Ruy de Carvalho, vice-presidente da SPAT, vice-presidente da Sociedade Internacional de Psicopatologia na Expressão e Arte-Terapia.

11:40 - Conferência "A canção das nuvens dançantes: vocação transmodal das artes", por Ruy de Carvalho.

12:50/13:40 - Arte-Terapia: um desafio na educação.
Três faces de uma moeda, por Fernanda Reboredo, arte-psicoterapeuta e psicopedagoga; Joana Bisset, arte-terapeuta e educadora; Francisca Pires, arte-psicoterapeuta e educadora.

15:15/16:25 - Artes Integradas em Psicoterapia.
Ana Cláudia Fernandes, arte-psicoterapeuta e psicóloga, tem a cargo "A Morte e a Arte. - Processos de luto através da arte";
Daniela Martins, arte-psicoterapeuta e arte-educadora fala sobre o tema "Finalmente, as lágrimas. - Adolescentes em perspectiva";
Maria Paula Guerrinha, arte-psicoterapeuta e socióloga, tem a cargo "Odeio, logo desisto. Reperspectivar uma abordagem existencial através da criatividade"; Susana Catarino, arte-psicoterapeuta e psicóloga, fala do "Admirável mundo novo na terra de ninguém. Arte-Psicoterapia com adultos".

16:40/17:40 -- Escola Inclusiva e Artes Integradas.
Paulo Lameiro, músico e educador, fala sobre "Saúde com Arte SAMP: porque muito antes de os Homens organizarem os sons, os sons organizaram os Homens"; Carla Ferreira, arte-terapeuta, tem a cargo "Arte-Terapia no ensino especial -- Um caso prático";
Francisca Pires, arte-psicoterapeuta e educadora, fala sobre o tema "Patinho Feio. Arte-Terapia e a escola inclusiva".

18:15 - Conferência de Eurico Gonçalves "Dadá-Zen. Pintura-Escrita. Poesia Visual".

2º Dia - 11º Congresso Português de Arte-Terapia

10:00/11:00 - Arte-Terapia e Desenvolvimento Pessoal.
Andreia Carvalho, arte-terapeuta, tem a cargo o "Espaço para Pensar o Sentir: Arte-Terapia no Hospital de Dia Psiquiátrico"; Rita Nunes da Ponte, arte-terapeuta e artista plástica, fala sobre o tema "Foi feito por mim? - A criação como guardiã da identidade do Self na pessoa com demência"; Paula Correia Araújo, arte-psicoterapeuta e psicóloga, tem a cargo "A arte de ser feliz. Arte-Terapia no e para o envelhecer".

11:30/12:30 -- Arte-Terapia com Crianças e Adolescentes.
Bruno Silva, arte-terapeuta e psicólogo e Cátia Guimarães, arte-terapeuta e artista plástica, têm a cargo o tema "Giz com leite -- Intervenção de Arte-Terapia com um grupo de crianças"; Diana Trindade e Sílvia Candeias, arte-terapeutas e psicólogas, falam sobre o tema "Sumário: Revisão de Sentidos - Intervenção com raparigas adolescentes"; Renata Venâncio, arte-terapeuta e psicóloga e Diana Cunha, arte-terapeuta, têm a cargo "Quatro vidas num século".

14:00/15:00 - Artes Integradas em Educação.
Maria Teresa Eça, presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, fala sobre a "Arte Educação para um desenvolvimento sustentável"; João Peneda, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tem a cargo "O ensinável e o não ensinável na arte"; Domingos Morais, musicólogo, fala sobte "Arte e Comunicação em contextos de vulnerabilidade.

15:30/16:30 - Arte, Saúde e Inclusão Social.
Paula Godinho, psiquiatra, Hospital Dia do Serviço de Psiquiatria do Hospital Santa Maria, tem a cargo o tema "Mentaliz(arte) em Hospital Dia -- Caminhos para a inclusão"; Marta Tagarro, arte-psicoterapeuta e psicóloga, fala sobre o tema "Afinal até consigo dar cor à minha vida! - Intervenção arte-terapeutica de cariz psico-educacional com pessoas portadoras de VIH em situação de exclusão social"; Fátima Matos, arte-sicoterapeuta e psicóloga, tem a cargo "Nestes rios adentro. Inclusão social versus exclusão social. O não estar social. Que futuro?".

16:45/17:45 - Conferência sobre "Arteterapia educando para a vida", por Otília Rosângela Sousa (Belo Horizonte - Brasil). arte-terapeuta e psicóloga.

Fonte: Lusa

2010-10-22




Comentários