Volte a fazer exercício

Os conselhos de um wellness coach que vão fazer mexer a sua vida em apenas oito dias

«Se a atividade física fosse um comprimido era o mais milagroso de todos», afirma o NHS, o Serviço Nacional de Saúde Britânico. Ajuda a minimizar o risco de doenças crónicas, cardiovasculares e diabetes tipo 2 e tem benefícios para autoestima, stresse e depressão. Hugo Meca, wellness coach e investigador da Faculdade de Motricidade Humana, delineou um plano de ação que vai mudar a sua vida em pouco mais de uma semana:

1º dia

Caminhe num local agradável durante o tempo suficiente para refletir sobre as verdadeiras razões que a levam a querer aumentar a actividade física. Verifique se o que deseja está em consonância com fatores como a sua saúde, amor, família e/ou dinheiro. Analise a sua aptidão física e tempo. Com isto, poderá estabelecer um objetivo realista e definir um plano divertido e prazeroso.

2º dia

Procure ser mais ativa. Prefira as escadas ao elevador, faça pequenos percursos a pé e levante-se quando precisar de falar com um colega.

3º dia

Por esta altura já encontrou uma atividade que lhe dá prazer e com a qual se sente confortável, apesar do esforço envolvido. Lembra-se de quando não largava a bicicleta? Porque não retomar já essa rotina?

4º dia

Convide uma amiga para fazer uma atividade consigo, como uma marcha mais rápida ou uma corrida. Tomem uma água no final, enquanto põem a conversa em dia.

5º dia

Tire o dia para se mimar. Sentir-se bonita ajuda a manter a motivação. Invista em equipamento de qualidade e crie uma playlist com as suas músicas favoritas.

6º dia

Saia com amigos para dançar. Pode queimar, pelo menos, 250 calorias numa hora.

7º dia

Desafie-se. Faça uma aula de demonstração grátis, como surf, dança, yoga ou pilates.

8º dia

Está de parabéns por ter cumprido rigorosamente este plano! Dirija-se a um ginásio e informe-se sobre os dias experimentais. A partir daí poderá estabelecer um plano com as modalidades que prefere.

Texto: Nelma Viana, Rita Miguel e Vanda Oliveira com Cátia Gouveia (nutricionista), Hugo Meca (wellness coach e investigador da Faculdade de Motricidade Humana), Paulo Vitória (coordenador da linha SOS Deixar de Fumar), Miguel Rego (nutricionista) e Pedro Ribeiro da Silva (médico de Medicina Geral e Familiar na Direção-Geral da Saúde)

artigo do parceiro:

Comentários