Unidades de peso são um bom auxiliar do seu treino

Muitos personal trainers já as incluem nos planos de treino que prescrevem e muitas estrelas internacionais não as dispensam. A kettlebell é uma das mais utilizadas. Mas não é a única...

A kettlebell, originária da Grécia Antiga, onde surgiu por volta do ano 5.000 antes da atual era cristã, já percorreu o mundo, tendo mesmo ganho maior protagonismo nos últimos anos. Esta bola de ferro fundido com uma pega serviu para treinar exércitos e atletas olímpicos e, mais recentemente, entrou no universo do fitness. Força, flexibilidade, resistência muscular e cardiorespiratória são alguns dos objetivos que podem ser alcançados com este aparelho.

O trabalho com o kettlebell parte de um conjunto de movimentos, como o swing, o clean, o turkish get up e o moinho. Movimentos que, numa fase inicial, não dispensam a presença de um profissional qualificado. Depois de dominado, por ser pequeno e portátil, permite criar um ginásio em qualquer lugar. A dinâmica tradicionalmente associada a estes treinos permite aumentar a frequência cardíaca.

«Os exercícios de alongamento e de relaxamento são de extrema importância para quem tem um ritmo de vida exigente, pois há tendência para criar tensões musculares elevadas», considera Diogo Daniel, personal trainer da apresentadora de televisão Sónia Araújo. Para este especialista, a lista de exercícios indispensáveis inclui «agachamentos com rotação do tronco, exercícios com kettlebell e TR X e burpees».

Lá fora, a cantora Jessie J, que é também o rosto da aplicação móvel Nike+ Training Club que conta com mais de 100 propostas de treino, é adepta de um treino de alta intensidade com exercícios que recorrem ao uso de uma kettlebell e de outras unidades de peso, ideais para fortalecer e tonificar os músculos dos braços e dos ombros. Para seduzir mais mulheres, nos últimos anos várias marcas apostaram em modelos com corres fortes e tradicionalmente femininas.

artigo do parceiro:

Comentários