Tendências fitness 2014

Conheça as maiores tendências fitness para 2014

Mais um ano que se inicia e novas resoluções que iniciamos com ele.

Pelo oitavo ano consecutivo o American College of Sports Medicine realizou um questionário com o objetivo de perceber quais são as atividades físicas mais populares para 2014.

Este ano existiram alguns resultados bastante surpreendentes.

A pesquisa é desenvolvida por uma das mais credenciadas e referenciadas instituições de saúde e fitness mundial (ACSM) e tem apoiado ou confirmado tendências de anos anteriores, mas reforça também a exclusão de atividades que pareciam ser fortes em anos anteriores, mas que eram apenas modas temporárias.

Este ano, na lista das 20 tendências de atividades fitness o vencedor foi o HIIT, o treino intervalado de alta intensidade, já abordado em artigos anteriores.

Esta forma de treino tem uma entrada direta para a lista e logo para o primeiro lugar, o que reflete como esta atividade arrebatou o mundo do fitness.  O HIIT envolve curtos períodos de atividade física de alta intensidade, com períodos de recuperação ainda mais curtos. Os programas de exercício HIIT têm uma duração menor que 30 minutos.

O treino com exercícios que utilizam o peso corporal que entrou pela primeira vez para esta lista no passado ano de 2012, sobe uma posição aparecendo em 2º lugar.

Este treino envolve equipamento mínimo sendo uma prática mais económica.

A Zumba por sua vez, que nos últimos anos tem vindo a crescer exponencialmente no número de praticantes e popularidade, colocando-se em 2013 ligeiramente acima do top 10, teve uma descida fulminante, não se encontrando sequer nas 20 atividades mais populares para 2014. Atividades como spining, fitball, ou treino de equilíbrio falham também o top 20 nesta industria, confirmando a teoria que eram apenas modas e não tendências efetivas.

Atividades fitness mais populares em 2014:

Treino intervalado de alta intensidade (HIIT)

Treino de força

Treino com peso corporal

Programas de exercício para idosos

Yoga

artigo do parceiro:

Comentários