Qual o treino que vai tornar perfeito o meu novo ano?

Será que existe uma poção mágica para tal?

Claro que não. O que realmente existe é um estímulo apropriado para o objetivo que quer atingir. Esse estímulo deve ser cruzado com as suas limitações pessoais, gostos e necessidades, na altura da prescrição dos exercícios de compõem o seu plano de treino.

Sim, cada treino deve ter componentes diferentes, tanto de exercícios como de objetivos. Só assim se consegue atingir um planeamento semanal bem equilibrado.

Dando um exemplo: se o meu compromisso são 3 treinos por semana, devo ter uma linha de esforço e de auto-compensação entre esses 3 blocos de estímulo para que, no final, essa semana de treino seja a mais indicada tendo em conta o objetivo. A isto chama-se um microciclo semanal.

De seguida vem um conjunto de # semanas, todas elas planeadas para se auto-compensarem rumo ao seu objetivo. Trata-se de um mesociclo de # semanas.

Independentemente do objetivo, é essencial não falhar o compromisso semanal de treino (que neste exemplo são 3 x) e, de seguida, não falhar o objetivo do conjunto de compromissos semanais.

Através deste método, chamado periodização, o atleta foca-se completamente no compromisso regularidade de treino o que lhe proporciona uma visão de treino completamente diferente e com um caminho esclarecido, definido e motivante pois nunca se sente à deriva ou a treinar ao acaso e sem fio condutor.

Reparem, se o atleta tem um caminho estruturado e cruzado para auto-compensar o seu objetivo, ele próprio vai ter um compromisso bem maior com esse caminho. Isso aumenta a regularidade de treino e, consequentemente, aumenta os resultados.

Assim, há espaço para se cumprir a velha máxima que eu sigo todos os dias da minha vida de treino “Apaixona-te pelo caminho e não pelo resultado, assim garantes o resultado.”

A regularidade e a periodização são a chave para excelentes resultados. E, não esquecer “os resultados são o somatório de todas as vezes que treinamos sem nos apetecer nada...porque treinar apenas quando apetece não chega.”

Pedro Naito

Diretor de Fitness Holmes Place 5Outubro

artigo do parceiro:

Comentários