Os poderes da balança

Use a balança corretamente ou deite-a no lixo
créditos: Bigstock

A balança  é uma ferramenta bastante útil, muito utilizada especialmente por quem quer perder peso e muitas vezes com poderes mágicos, tendo a capacidade de influenciar de forma positiva ou negativa a vida de muitas pessoas.

É  comum quando se inicia um processo de perda, ou aumento de peso, pesarmo-nos todos os dias ou todas as semanas.

Se o objetivo imposto psicologicamente foi cumprido, estamos no caminho do sucesso, a vida é perfeita e a motivação está num nível acima das nuvens.

Se a balança não nos diz o que esperamos, estamos destinados ao falhanço, estamos perante uma catástrofe onde desânimo impera e a desistência se aproxima.

A forma mais rápida de resolver este problema é terminar com a esperança média de vida da balança imediatamente, livrando-se dela. Se acredita que conseguir gerir os poderes psíquicos exercidos por esta ferramenta, continue a ler e aprenda como a pode utilizar de uma forma inteligente.

A par da balança, existem outras opções de monotorização do progresso, meios mais fiáveis e que deve utilizar.

O espelho

O espelho nunca mente! É o reflexo da realidade diante de si. Olhando-se ao espelho consegue obter uma monotorização muito mais fidedigna e uma percepção mais próxima da realidade.

Fotografias

Tirar fotografias todas as semanas e comparar é a melhor forma de monitorizar o seu progresso. Lembre-se de o fazer sempre com a mesma máquina, na mesma hora do dia e com a mesma luz.

Aos 2 métodos referidos, pode e deve aliar a balança. Desta forma usufrui de todo o seu potencial sem os efeitos secundários que possa exercer na mente.

Use a balança, pelo que ela é, um instrumento, uma ferramenta que mede a massa do corpo.

Aperceba-se ainda que a massa do corpo é diferente da gordura do corpo. A massa do corpo tem variações constantes, dependendo do que comeu, bebeu, que tipo de exercício praticou, entre outros.

Quando se seguem planos alimentares que restringem determinado tipo de alimentos, é comum existirem perdas de peso acentuadas na primeira semana para depois estagnar. Esta perda de peso é apenas agua. Não se ganha, ou se perde gordura de um dia para o outro. O corpo funciona com padrões de perda ou ganho de peso e cada corpo tem o seu.

A balança deve então ser usada como uma ferramenta para monitorizar esses padrões, em que circunstâncias o peso sobe e em que circunstâncias o peso desce. Com esses padrões é possível aprender como o seu corpo funciona individualmente e com os outros métodos monitorizar o seu progresso.

Aliando os 3 métodos, pode delinear estratégias para obter a melhor recomposição corporal o mais depressa possível.

Recomposição corporal significa que nem sempre o peso tem de descer para se perder gordura.

Quando se pratica atividade física com resistências é muito comum iniciar o processo de perda de peso e terminar mantendo o mesmo peso. O que acontece é que durante todo o processo, o individuo aumenta a massa muscular, perde gordura corporal, terminando com o mesmo número na balança, no entanto com uma imagem no espelho muito mais agradável e em forma.

Agora que já sabe como devidamente utilizar a balança pode decidir se consegue superar os seus efeitos, ou se o melhor é simplesmente deita-la janela fora e optar por monitorizar o seu progresso com outros métodos.

artigo do parceiro:

Comentários