Os erros que as mulheres mais cometem no treino

Saiba como evitar estes erros e tornar-se uma mulher mais eficiente a treinar

Numa altura onde a informação é de fácil acesso e em grande quantidade, é fácil ser induzido em erro.

Hoje compilamos alguns dos erros mais comuns praticados pelas mulheres que pretendem mudar a sua composição corporal.

Apostar demasiado no exercício aeróbio

Dar uma grande prioridade a este tipo de exercício ao invés do treino com peso não é uma boa escolha.

Por norma, as mulheres acreditam na ideia que o exercício na passadeira, elíptica, as aulas de grupo das várias modalidades, entre outros, são o segredo para perder peso e obterem o corpo que desejam, mas enganam-se!

O exercício aeróbio praticado durante muito tempo, induz o corpo a um estado catabólico muscular (perda de massa muscular). Este tipo de exercício induz numa composição corporal “skinny fat”, ou “falsa magra”, onde apresenta um aspecto magro, mas na verdade possui uma grande percentagem de gordura corporal.

O treino com pesos não está adaptado

Para que o treino com pesos seja eficaz, é necessário sair da zona de conforto e usar os pesos que efetivamente apresentam dificuldade na realização dos exercícios.

À medida que o treino vai-se tornando mais avançado, é também necessário continuar a trabalhar fora da zona de conforto, adicionando mais exercícios ou mais dias de treino. Quando já existe técnica na prática dos exercícios, é importante escolher os mais eficazes, que por norma são os mais complexos envolvendo mais músculos na sua realização (agachamentos, peso morto, supino, elevações, fundos).

Descuidar a parte alimentar

É verdade, o exercício com pesos só por si é capaz de modificações fantásticas, perda de peso, aumento da massa muscular, uma autêntica transformação corporal.

No entanto, para que os resultados sejam mais efetivos, é indispensável que todo o esforço do treino seja complementado com uma alimentação adequada e devidamente modificada.

Quando se toca na parte alimentar, é muito comum associar ao consumo de suplementos, e formulas mágicas, mas uma alimentação capaz de complementar uma rotina de treino com pesos, é baseada em alimentos completos e sólidos (carne, peixe, ovos, batatas, arroz, fruta, vegetais, e óleos vegetais).

Uma suplementação inteligente pode efetivamente ser utilizada, neste caso como complemento e não como base.

Ser impaciente

Os resultados demoram a aparecer, um corpo demora muito tempo a esculpir e a melhor forma de o fazer será desfrutar do processo.

À medida que os resultados vão aparecendo, e acredite vão aparecer, gratifique-se pelo que vai conseguindo. Construir o corpo que deseja deve ser um trabalho para o resto da vida, afinal todos queremos viver no corpo que desejamos para sempre. Desfrute dos resultados e alterações a cada dia que passa, tire fotografias periodicamente e construa a sua história.

Desistir demasiado cedo

Independentemente do que acontecer desistir não é uma hipótese. Desistir é a forma mais fácil para nunca chegar onde quer.

Existem dores musculares, falta de vontade, desânimo, dias difíceis, mas o sentimento de gloria á medida que vai alcançando o seu objetivo, vale a pena.

Quando pensar que os resultados tardam, compare as fotografias que tirou e lembre-se porque começou.

Optar por treinar sozinha

Arranje um parceiro ou uma parceira de treino. Se não conhecer ninguém, procure on-line ou no ginásio que frequenta. Certamente existem pessoas com objetivos similares ao seu e que treinam á mesma hora, aborde-as, aproveite e partilhe este artigo com ela, é uma situação em que ambos podem ganhar.

Um parceiro de treino eleva a motivação, auxilia nos momentos de menos vontade de ir ao ginásio, representando uma ajuda inegável para sair da zona de conforto nos exercícios, no plano alimentar, nos resultados.

Ser demasiado dura

Porque falhou um dia na alimentação ou perdeu um dia de treino desmotiva e pensa que não vale a pena, que é muito difícil, vai desistir.

Lembre-se, este estilo de vida é uma construção para o resto da vida, portanto seja flexível. Um dia não são dias, existem imprevistos. Se houve um dia menos bom, o próximo será melhor, melhorando a cada dia de uma forma consistente.

Pode começar ou continuar a esculpir o seu corpo, à sua medida evitando estes erros. Desta forma vai ver como os resultados são muito mais rápidos, um dia de cada vez, melhorando a cada dia.

artigo do parceiro:

Comentários