Pedro Baptista concorda que a falta de tempo não é desculpa nenhuma para fazermos desporto. Se praticarmos menos, devemos fazê-lo melhor. Defende um treino intenso mas curto... E considera ainda que a rotina ideal de treino é «treinar todos os dias da semana, entre 40 a 45 minutos por dia, alternando os grupos musculares, para que uns possam recuperar enquanto outros são exercitados», sugere.

Para este treinador pessoal, os exercícios com melhores resultados são aqueles em que «podemos trabalhar o máximo possível de grupos musculares ao mesmo tempo», considera. De acordo com Pedro Baptista, se não dói… «é porque é coisa boa!», garante. Estes são, na sua opinião, os 12 segredos de fitness que todos devíamos saber:

1. Aprenda a ver o exercício como um benefício e não como castigo

Este é um dos lemas a interiorizar urgentemente. «O exercício só pode ser um beneficio, uma vez que só traz vantagens ao nosso bem-estar», considera o desportista.

2. Comer bem é já 80% da batalha

«Uma alimentação de qualidade, com os nutrientes e sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, irá fazer com que a produtividade em termos de trabalho desportivo seja superior. Assim, atingem-se os resultados mais rapidamente», assegura Pedro Baptista.

3. Pensar a longo prazo e gerir os dias de treino como se fossem compromissos de agenda

«Deve encará-los não como uma obrigação, mas encarando o exercício físico como um associado que irá contribuir para a saúde física e mental», refere o treinador pessoal.

4. Treinar com um personal trainer vale o custo

«Claro que depende do trabalho que é desenvolvido pelo profissional», sublinha Pedro Baptista. Mas, à partida e em teoria, esse esforço vale o investimento.

5. Não tem de ter uma sessão com o treinador pessoal todas as semanas

Um acompanhamento semanal é mais benéfico mas pode não ser decisivo. «Claro que isso depende dos objetivos que pretende atingir», sublinha Pedro Baptista.

6. Só se vai notar o trabalho duro se houver trabalho duro!

Ah pois é! «Não há milagres, pois só se alcançam os resultados se houver trabalho», assegura o especialista.

Veja na página seguinte: O problema do exercício físico eficaz

7. Tem de estabelecer objetivos realistas e concretizáveis

«Os objetivos não têm de ser semanais. Têm sim de ser geridos entre o PT e o atleta, e, a partir desse momento, cumprir com o plano de treino traçado», afirma o personal trainer.

8. O exercicio físico eficaz não é simples e muito poucas vezes não é o que gostariamos de fazer

Outra dura verdade. «Quando o atleta procura um PT, não quer uma dama de companhia, mas alguém que o ajude a atingir os resultados pretendidos», sublinha Pedro Baptista.

9. Vale a pena investir no kit de treino perfeito

Os acessórios corretos acabam por ser um fator de motivação. Para o especialista, deve apostar num «que deixe o atleta 100% confortável e confiante no trabalho que vai realizar diariamente», recomenda.

10. Vai ter de suar muito

Não se importe de suar. «As boas notícias é que, quanto mais intenso for o treino, mais curto este será e mais resultados terá. O segredo é dar o máximo possivel em todos os treinos», defende Pedro Baptista.

11. A recuperação é tão importante quanto o que faz no ginásio

«Treinar em excesso vai, na realidade, abrandar o seu progresso», alerta o treinador pessoal. Deixe um espaço de 48 horas entre o trabalho dos grupos musculares e dedique tempo no final de cada sessão para os alongamentos. «Melhor, se tiver oportunidade de fazer uma aula de ioga ou pilates no final de cada treino, irá ajudá-la a atingir bons resultados ao nivel do alongamento e relaxamento muscular», diz ainda.

12. O bem-estar vai além da boa forma física

Outra verdade a ter em conta. «A alegria de ficar em forma e de se sentir saudável torna-se viciante, pois além de se sentir mais energética, a pele brilha saúde e o stresse esvai-se. Os olhos não escondem a confiança e o bem-estar que uma pessoa sente 24 horas após 24 horas», afiança Pedro Baptista.

Texto: Joana Brito