Novas modalidades no ginásio

As novas propostas das principais cadeias de fitness para variar o treino e atingir objetivos

O início do ano e os períodos que antecedem e que se sucedem ao verão são períodos de regresso ao ginásio e aos treinos regulares. Segundo a Americam Council on Exercise, um programa de treino variado pode trazer-lhe vários benefícios, nomeadamente, estimular a motivação para a atividade física e evitar alcançar um patamar de estagnação em que o esforço já não produz os efeitos desejados, não lhe permitindo atingir os objetivos pretendidos.

Investigadores da Universidade da Florida, também nos EUA, observaram que os indivíduos que modificam o seu programa de exercício, a cada duas semanas, apreciam mais o treino e aderem mais ao ginásio do que os que mantêm o mesmo programa semana após semana.

Para além disso, uma vez que os sistemas fisiológicos do corpo humano se adaptam aos estímulos repetitivos ao fim de seis a oito semanas, se não modificar o treino, irá atingir um patamar em que o corpo deixará de desenvolver. Para evitar que o seu treino seja tudo menos aborrecido e ineficaz, algumas das maiores cadeias de fitness do país acabam de apresentar novidades.

Master natação

Esta aula de 50 minutos, com uma componente competitiva, é composta por desafios em que o que se pretende é conseguir nadar melhor e mais rapidamente nos diferentes estilos de natação. Promete uma melhoria das capacidades cardiovasculares e aperfeiçoamento da técnica de natação. Está disponível na cadeia de ginásios Virgin Active.

Body vive

Aula de treino aeróbio de baixo impacto com música, criada pela Les Mills, especialista no desenvolvimento de aulas de grupo coreografadas. Combina exercícios aeróbicos e de força muscular e utiliza equipamentos específicos, como bola e elásticos, com diferentes níveis de resistência, que permitem a adaptação às necessidades de cada pessoa. É uma das novidades da cadeira de ginásios Vivafit e tem a duração de 30 minutos.

Power kick

Aula coreografada executada com um saco, tipo boxe, sempre em pé. Cada faixa musical é dedicada a um tipo de treino (aquecimento, membros superiores, membros inferiores, força ou resistência cardiovascular) e inclui movimentos como socos e chutos, inspirados nas artes marciais. Outros efeitos resultantes desta aula são uma grande perda calórica. Esta modalidade é um exclusivo Virgin Active e tem a duração de 50 minutos.

Fit moves

É um exclusivo da cadeia de ginásios Fitness Hut e tem a duração de 30 minutos. Esta aula de circuito intensivo com música, sem coreografia base, é constituída por dois circuitos compostos por uma série de exercícios que usam o peso do corpo e equipamento de treino funcional alternadamente. Contribui para um aumento da resistência muscular e cardiovascular.

Sh’Bam

Exercício de intensidade média com movimentos de dança divertidos e simples que não requerem prática anterior na dança. Ideal como iniciação à dança para quem receia participar em aulas de ritmos. Permite o desenvolvimento da coordenação, força, resistência física e da sensualidade, bem como uma melhoria da flexibilidade, do equilíbrio e da autoconfiança. É uma das novidades do Vivafit, tendo uma duração de 30 minutos.

TNT Fit

Treino de alta intensidade em circuito ao som de músicas inspiradoras. Cada sessão inclui um desafio composto por exercícios com várias repetições que devem ser executados, rapidamente e com tempos de recuperação mínimos. Pode utilizar diferentes materiais (pesos, barras) e inclui exercícios como flexões, agachamentos ou burpees (prancha com flexão de braços e salto em extensão). Estre treino desenvolve a resistência cardiovascular e muscular, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. Está disponível na rede Virgin Active, com uma duração de 30 minutos.

Warrior

É um exclusivo da cadeia de ginásios Holmes Place e tem a duração de 45 minutos. Esta é uma aula de intensidade moderada a alta, mas de complexidade baixa, baseada nos movimentos dos desportos de combate e de artes marciais realizados ao som de música. Com dez faixas musicais, alterna entre movimentos lentos e dinâmicos. Contribui também para o desenvolvimento da força.

X-Celerate

Aula composta por 11 faixas musicais, que utiliza movimentos atléticos e dinâmicos, semelhantes aos da aeróbica. Tem uma intensidade e impacto moderados a altos e complexidade baixa. Melhora a condição física global. É um dos novos exclusivos da rede de centros de treino Holmes Place. Tem a duração de 45 minutos.

AirFit

Estabilizar o core (conjunto de músculos que suportam o tronco e garantem a postura) é o grande objetivo desta nova modalidade disponível na cadeia Holmes Place. Esta aula divertida, executada sobre um pequeno trampolim e que recorre a movimentos atléticos e dinâmicos, é composta por nove faixas musicais. Exige coordenação, uma vez que esses vão aumentando de intensidade à medida que a aula evolui. Dura 45 minutos e permite, também, uma melhoria da capacidade cardiovascular da estabilização do core.

Texto: Vanda Oliveira

artigo do parceiro:

Comentários