Mitos das dietas - Parte I

Existem dietas para todos os gostos, seja a da sopa, do ananás entre tantas outras, mas será que são todas eficazes? Vamos descobrir alguns mitos comuns das dietas

“Nozes e frutos secos contêm muita gordura e devem ser evitados se quer perder peso”

Apesar das nozes e dos frutos secos conterem uma quantidade grande de calorias provenientes da gordura, a maioria delas são gorduras saudáveis e com um índice glicémico baixo. Isto significa que ajuda a manter o nível de açúcar estável deixando-a saciada mais tempo.

As nozes contêm ainda proteína, fibras e outras vitaminas e minerais que contribuem para uma alimentação saudável. Estudos demonstram ainda que uma alimentação com quantidades moderadas de gordura podem na verdade ajudar na perda de peso e a diminuir o risco de doenças cardíacas.

“As dietas não funcionam”

Nunca tente perder mais de 0,5 a 1kg de peso por semana, é muito provável que desista de uma dieta com demasiadas restrições e extremamente baixa em calorias acabando por ficar com a sensação que a dieta não funciona.

Se ingerir menos calorias do que aquelas que necessita mas não extremamente, o seu corpo começa a usar as reservas de gorduras para conseguir calorias extra e manter os processos corporais a funcionar na perfeição. Consequentemente resulta na perda de peso.

A chave é utilizar uma dieta moderada, em vez de uma dieta extrema que baixe a ingestão de calorias para níveis muito baixos e que a deixem faminta.

“Batatas, pão massa e arroz engordam”

Nos dias que correm, alimentos ricos em carbohidratos são considerados inimigos no que toca a alimentação. Sendo considerados os principais responsáveis por nos fazerem ganhar peso. Mas desengane-se, o excesso de calorias é que nos fazem aumentar de peso.

Consuma alimentos ricos em fibra como o arroz integral, pão escuro. Por terem mais fibra vão ajuda-la a manter-se saciada. Não adicione a estes alimentos muita gordura como por exemplo uma sandes com bastante manteiga, queijo e fiambre de porco.

“As saladas são a melhor refeição para se comer  de forma saudável no restaurante”

É bastante fácil cair no erro de pensar que as todas as saladas são saudáveis, mas quando contêm muitos ingredientes ricos em gorduras tornam-se mais calóricas que certos bitoques.

Os croutons, o bacon, maionese ou outros molhos são normalmente os piores ingredientes das saladas porque aumentam consideravelmente a quantidade total de calorias presentes.

Para manter a sua refeição baixa em calorias leia o menú atentamente e opte por saladas de atum, frango ou ovos e peça sem molho sendo você a responsável pelo tempero.

“As barras de cereais são baixas em gorduras e acúcares”

As barras de cereais parecem sempre uma escolha saudável alternativa os chocolates ou outros snacks mais calóricos, mas se verificar os seus ingredientes, muitas vezes vai encontrar muito mais que apenas cereais, e frutos secos.

De forma geral as barras cereais mais comerciais contêm muito acúcar, vindo listados com outros nomes, como a maltodextrina, xarope de fruta ou mel.

Para um snack saudável prefira a fruta fresca, mas se optar pelas barras analise primeiro a lista de ingredientes.

Estes são apenas alguns mitos que de algumas dietas e que podem condicionar os resultados que pretende.

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