Máquinas a evitar no ginásio

Descubra aqui soluções para as máquinas menos indicadas

Especialmente para as menos experientes na atividade física o ginásio pode parecer uma confusão de maquinaria sem sentido.

Devido à falta de conhecimento na escolha do equipamento torna-se muito fácil perder o objetivo do seu treino.

Como regra geral os pesos livres, ou os exercícios realizados de pé exercitam mais grupos musculares e não a forçam em posições posturais desconfortáveis! Mas como em tudo, diferentes coisas funcionam de forma diferente nas diferentes pessoas.

Existem assim algumas máquinas específicas que deve evitar no ginásio, correndo o risco desnecessário de se lesionar ou ainda de não conseguir atingir os resultados que pretende.

O que deve evitar?

Evite: Leg extension

Este exercício pode colocar as articulações dos seus joelhos em risco. Certas máquinas forçam o movimento limitando-se ao movimento apenas da máquina, no entanto é importante usar movimentos naturais do seu corpo.

Troca: Agachamento

Realizar um movimento básico do seu corpo é sempre melhor que outro forçado. Se tem problemas com a técnica inicie por sentar-se e levantar-se de uma cadeira.

Evite: Máquina press de ombro

Esta é uma máquina muito restritiva a nível de movimento e pode conduzir a problemas nesta articulação, já que força alguns músculos e tendões para uma posição postural muito difícil.

Troca: Press ombro com pesos livres

O mesmo exercício pode ser realizado com halteres. Ao realizar o exercício com os pesos livres significa que realiza o seu movimento natural dos braços não expondo as suas articulações e músculos a esforço desnecessário.

Evite: Qualquer máquina de abdominal

Estas máquinas apenas trabalham certos músculos dos seus abdominais, nomeadamente as zonas mais superficiais, não conseguindo um trabalho tão efetivo como pretende nesta zona.

Troca: Pranchas

As pranchas são perfeitas não só para o desenvolvimento dos seus abdominais, mas para os seus braços também. Qualquer que seja a prancha, com rotação do tronco, ou com flexão das coxas são uma excelente forma de trabalhar os seus abdominais, tanto superficiais como os músculos mais profundos.

Evite: Máquina abdutores sentada

Ao realizar este exercício deveria estar a usar as suas ancas, coxas, abdominais, quando está sentada isto não acontece, sendo um trabalho mais localizado indicado para quem tem mais experiência.

Troca: Bandas de resistência ou Lunges

As bandas elásticas de resistência são bastante práticas permitindo serem usadas onde melhor lhe convier, tornando-se assim num equipamento de fácil utilização.

De pé e com as bandas nas pernas tente realizar elevações laterais das pernas, ou lunges lateral.

Se quer focar mais a zona interna das suas coxas coloque uma bola entre as pernas e aperte.

Para finalizar lembre-se que deve sempre ir para o ginásio com um plano do seu treino, isto vai afastá-la de escolher máquinas baseadas apenas no seu aspecto.

artigo do parceiro:

Comentários