Hot yoga na primeira pessoa

O exercício que tonifica o corpo e relaxa a mente num ambiente a mais de 30º C experimentado por uma jornalista. Leia o testemunho e conheça os seis benefícios únicos desta modalidade

Tem um poder de detox reconhecido, acelera o batimento cardíaco e faz trabalhar mais o corpo. Antes de entrar na aula de hot yoga, o meu desconhecimento acerca desta modalidade era quase total. Nunca tinha feito yoga, sequer. No entanto, confesso que sempre tive alguma curiosidade em experimentar. Gosto de todo o tipo de exercício físico que, além de cuidar da silhueta, também cuida da mente.

Assim, quando ouvi falar desta versão do yoga, não resisti. A ideia de exercitar o corpo numa sala aquecida a mais de 30º C, adicionando todos os benefícios inerentes à prática de yoga, deixou-me ainda mais curiosa. Adoro calor e previ uma experiência muito agradável aos sentidos e extremamente relaxante. E não me enganei!

Ambiente relaxante

Agendei a minha aula para o final do dia e não podia ter escolhido melhor momento para comprovar os efeitos relaxantes do hot yoga. A predominância do branco, a música suave e os aromas orientais do Float in Spa ajudam a abrandar o ritmo e, em escassos segundos, preparam a mente para a aula.

O ambiente de spa é perfeito para a prática da modalidade e ideal para quem, como eu, dispensa o ambiente agitado do ginásio. Na sala de hot yoga, os termómetros registam uma temperatura de 38º C e uma humidade de 50%. A luz escassa acalma o espírito e o calor intenso aquece o corpo.

Concentração máxima

Sob a orientação da instrutora, colocamo-nos de pé em frente ao espelho e damos início aos exercícios de aquecimento. O objetivo é preparar os músculos para as posturas de yoga que se seguem. Começamos por fazer o ritual que é conhecido como a saudação ao sol.

Entretanto, dou por mim numa sequência de posturas que treinam a postura, o equilíbrio, a flexibilidade e a tonicidade muscular. A respiração profunda e pausada, que acompanha os exercícios do início ao fim, eleva a nossa capacidade de concentração ao seu limite máximo. Durante uma hora e meia, o nosso corpo é o único foco.

Treino intenso sem esforço

À medida que a aula avança, as posturas de yoga são repetidas a um ritmo mais acelerado. Manter o equilíbrio e a postura correta torna-se num desafio maior e requer um trabalho muscular fisicamento e intenso. No entanto, por incrível que pareça, estou tão relaxada que esse esforço passa (quase) despercebido.

A razão não se deve apenas ao ambiente calmo, quente e húmido, mas também, e principalmente, aos períodos de relaxamento que fazemos ao longo da aula, que permitem recuperar o fôlego e (re)equilibrar energias.

Efeitos duradouros

No final da aula, o último exercício de relaxamento estende-se por mais alguns minutos e fico num estado de relaxamento tal que quase que adormeço. Nem parecia que tinha concluído um treino físico intenso de 90 minutos.

Duas horas depois da aula, a sensação de relaxamento mantinha-se e, contra as minhas expectativas, não senti o cansaço físico habitual, depois dos exercícios de força e flexibilidade muscular que fiz durante a aula de hot yoga. Pelo contrário, a sensação de bem-estar sobrepôs-se e perdurou horas.

Hot yoga versus yoga tradicional

Como terapia holística, o yoga tem benefícios físicos, mentais e espirituais e o hot yoga não é exceção a esta regra, com a mais-valia de ser feito num ambiente quente e húmido. «O calor aumenta o potencial de desintoxicação, de perda de peso e de flexibilidade muscular», refere Charlie Stewart-Brown, instrutora de yoga.

O hot yoga ajuda ainda a prevenir lesões osteomusculares, a recuperar os tecidos ósseos quando já há lesões e a melhorar a respiração de pessoas com problemas respiratórios (asma, alergias, rinites e sinusites).

Veja na página seguinte: Como funciona uma aula de hot yoga

Comentários