Farta de treinar sem ver resultados? Descubra porquê!

O meu treino não está a dar resultado? Que erros pode estar a cometer para não estar a progredir como seria suposto?

Todos sabemos os benefícios que o exercício proporciona à saúde, mas o que acontece quando não consegue atingir os objetivos que deseja com os seus treinos? Que erros pode estar a cometer para não progredir como seria suposto?

Apesar de toda a atividade física no geral ter imensos benefícios, algumas atividades e formas de treinar são melhores e mais adequadas para si que outras.

Saber o que está a causar dificuldade na progressão do seu processo de treino é uma equação  bastante complexa e em que intervêm alguns factores que podem ser consequência de uma ou várias das seguintes razões:

Não se esforça suficientemente

Se pratica exercício físico de forma consistente durante várias semanas, meses ou anos e não vê melhorias, está definitivamente na altura de aumentar a intensidade do treino e esforçar-se um pouco mais.

À medida que pratica exercício o seu corpo vai-se adaptando e tornando-se mais eficiente para a mesma atividade. Isto significa que os resultados que tem inicialmente com um tipo de treino, não são os mesmos passados alguns meses. Assim, necessita de aumentar de intensidade e sair da sua zona de conforto regularmente. Aumente a  frequência, intensidade ou duração.

No que toca ao exercício a mudança é boa e deve ser desafiante.

Não mudou a sua alimentação!

Praticar exercício é uma boa forma de atingir os resultados que procura para se manter saudável, mas se não tiver um plano alimentar adequado pode estar a atrasar ainda mais toda a progressão.

Uma alimentação desadequada pode comprometer os resultados do seu treino. É importante adequar os níveis calóricos às suas necessidades para potenciar o processo de treino.

Realizar apenas exercício cardiovascular!

Os exercícios cardiovasculares desempenham um papel importante na queima de calorias, mas um plano de exercício adequado inclui treino cardiovascular e treino de força. Ao realizar apenas exercícios cardiovasculares vai queimar calorias, mas vai ter dificuldades em criar alterações na composição corporal, de forma a perder gordura e a preservar ou aumentar a massa muscular. Realize treinos sempre com exercícios cardiovasculares mas não se esqueça que os exercícios com pesos também são seus amigos.

Treinar demasiado, demasiado cedo!

Infelizmente os resultados do exercício não aparecem do dia para a noite! É necessário tempo e consistência para ficar em forma.

Muitos de nós decidimos praticar exercício e despendemos horas a fio no ginásio, saindo satisfeitos apenas quando estamos completamente esgotados.

Seja paciente, não caia na tentação de treinar demasiado tempo e com demasiada intensidade inicialmente. Assim estará não só a prevenir lesões, mas a dar tempo para o seu corpo se adaptar e criar alterações necessárias à mudança.

Lembre-se que o processo de treino é complexo e demorado. Seja paciente, mantenha a consistência e veja os resultados aparecer!

artigo do parceiro:

Comentários