A Diabetes é uma patologia do foro metabólico caracterizada pela presença de glucose (níveis de açúcar) extrema no sangue, ou seja, hiperglicemia. Caracteriza-se assim pela insuficiência de produção de insulina por parte do pâncreas e/ou tolerância diminuída aos efeitos da mesma.

Diabetes Mellitus, como é conhecida, caracteriza-se por possuir dois tipos – Tipo I e Tipo II sendo que a principal particularidade entre os dois é a sua presença genética e o facto de ser adquirida.

Assim:

Tipo I – patologia autoimune que causa a destruição da secreção de insulina nas células pancreáticas;

Tipo II – patologia que ocorre quando o corpo não consegue utilizar a quantidade de insulina que produz, levando a uma resistência à insulina.

Em ambos podemos verificar uma acumulação alta de glucose sanguínea, que sem a administração de insulina não possuímos qualquer ajuda para deslocar essa mesma glucose para as células do corpo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os níveis consideráveis de glucose no sangue vão desde os 110mg/dL a 125 mg/dL. A pré-diabetes é portanto um estado, que apesar de possuir valores acima dos considerados normais, ainda não é suficiente para ser diagnosticada a patologia em si. No entanto, este estado apresenta riscos elevados de adquirir Diabetes Tipo II nos próximos meses e/ou anos.

Alguns dos fatores de risco de pré-diabetes resumem-se a:

  • Vida sedentária;
  • Excesso de Peso;
  • Má alimentação;
  • Hábitos tabágicos;
  • Pressão Arterial;
  • Níveis de Colesterol.

Nesse sentido, e de forma a combater uma evolução da patologia, há uma necessidade de abraçar uma intervenção no estilo de vida, com um plano de ação a nível alimentar, bem como a nível do exercício físico.

Assim, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma dieta baixa em açúcares, bem como gordura saturada e carbohidratos refinados deverão fazer parte da transformação alimentar. Por outro lado, a realização de pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia (pelo menos 5 dias por semana) são essenciais para diminuir a probabilidade a adquirir Diabetes Tipo II.

Existem portanto algumas guidelines que devemos dar especial atenção no combate a esta patologia:

1 – Faça caminhadas curtas

Não necessita de fazer exercício durante muitas horas para obter resultados positivos. Se praticar exercício moderado durante 30 minutos (a cerca de 65% da sua Frequência Cardíaca Máxima) ou então cerca de 10 minutos de exercício médio a intensivo distribuídos pelo seu dia (a cerca de 85% da Frequência Cardíaca Máxima), no mínimo 5 dias por semana poderá ter um forte aliado no combate à Diabetes, bem como outras doenças do foro coronário, como por exemplo o excesso de peso.

2 – Dê um sentido aos intervalos no seu trabalho

A vida sedentária é uma das principais causas desta patologia. Aproveite as pequenas pausas no trabalho para auxiliar a diminuição da quantidade de açúcar no sangue. Realizar pequenas atividades físicas, como por exemplo andar, subir e descer escadas, ou mesmo pequenas corridas de baixa a moderada intensidade durante o seu dia laboral irá potenciar o seu consumo calórico, bem como a sua predisposição e rentabilidade laboral.

3 – Realize exercício no ginásio

O trabalho de força muscular no ginásio, prescrito por um profissional do exercício físico, irá potenciar e regular os níveis de glicose no sangue. Segundo vários estudos, os indivíduos que apresentam Diabetes do Tipo II, que combinam um trabalho cardiovascular com um trabalho de força muscular conseguem diminuir em um terço a presença de açúcar no sangue, quando comparados com indivíduos que somente realizem exercício cardiovascular.

Finalizando, o acompanhamento médico é sempre essencial na iniciação ao exercício físico, tendo sempre noção de que a intensidade ao mesmo deverá ser sempre acompanhada por um profissional do exercício físico de forma a fornecer um plano o mais adaptado a si, e à sua condição física.
Assim, o exercício físico aliado a uma dieta alimentar ajustada e equilibrada será um aliado perfeito na utilização da glicose para obter energia (diminuindo os níveis de glicemia – açúcar no sangue), bem como na redução da resistência à insulina.

Fabiana Freitas da Silva

Personal Trainer Holmes Place Avenida da Liberdade