Elevações para um tronco mais forte

Para muitas mulheres são o Monte Everest dos movimentos de fitness, mas serão assim tão difíceis de realizar?

Para muitas mulheres as elevações são o Monte Everest dos movimentos de fitness, reservadas apenas para aqueles com força fora do normal. Mas serão assim tão difíceis de realizar?

São difíceis, mas provavelmente não tanto quanto pensa, e os benefícios podem compensar o esforço.

As elevações são dos melhores exercícios que pode realizar para treinar a zona superior do corpo. Envolvem uma grande quantidade de músculos, como o grande dorsal, rombóides, bícipes, entre outros. No entanto é um exercício que costuma ser esquecido devido ao seu grande nível de exigência.

É recomendado para todas as pessoas de qualquer género ou idade, salvo exceções patológicas específicas e não apenas para ginastas ou culturistas. Atualmente, com o aumento da prática de treinos boot camp e treino funcional este exercício volta a ser mais utilizado.

As mulheres normalmente não tem força ou nem sequer tentam realizar uma elevação. A solução passa por desenvolver uma correta técnica de execução, desenvolver uma base de força adequada e conciliar com um parceiro que possa ajudar.
Se tem negligenciado as elevações no seu treino é recomendado usar algumas progressões para conseguir realizar o exercício corretamente.


Progressões

1- Encontre uma barra que não se encontre muito longe do solo (menor que a própria altura). Posicione as mãos na barra, com os pés apoiados no chão tente elevar o seu peito até à barra.

2 - Posicionada na barra e com um companheiro a segurar nos tornozelos para a ajudar na subida, realize uma elevação. Quando conseguir realizar algumas repetições com o mínimo de ajuda está pronta para a progressão seguinte.

3- O exercício é realizado com a mesma técnica, mas o seu ajudante irá segurar apenas na cintura. Como a sua força terá tendência a aumentar com as progressões anteriores, provavelmente só necessita de ajuda em certas partes do exercício.
O ajudante só deve dar assistência suficiente para que consiga subir.

Infelizmente, algures na evolução do treino físico, as elevações deram lugar a outros exercícios menos eficazes, cabe-lhe a si experimentar as elevações e ver os resultados.


Tiago Santos

Personal trainer
santos.tiagoferreira@gmail.com

artigo do parceiro:

Comentários