A falta de equilíbrio é um problema que nos acompanha ao longo de toda a vida e é natural que, com o avançar do tempo, algumas capacidades físicas fiquem mais fragilizadas. Uma dessas capacidades é a que permite ao nosso corpo manter-se ereto e firme quando está parado (equilíbrio estático) ou em movimento (equilíbrio dinâmico). Quando perdemos o equilíbrio, automaticamente perdemos o domínio de nós próprios, aumentamos o risco de quedas que podem originar em lesões graves e, em muitos dos casos, a diminuição da autoestima.

Como sabemos, o equilíbrio afeta diferentes idades faixas etárias, com maior percentagem nos idosos devido à perda de capacidades propriocetivas e, em muitos dos casos, devido a problemas no aparelho vestibular (conjunto de órgãos no ouvido interno). Segue a sugestão de alguns exercícios simples para melhorar ou combater a falta de equilíbrio, que pode incluir no dia a dia:

- Toe-ga

Na posição de pé, faça uma flexão do dedo grande do pé e uma extensão dos outros quatro durante cerca de 30 segundos. De seguida, alterne, com a extensão do dedo grande e a flexão dos outros. Este exercício permite-lhe ganhar flexibilidade e melhorar a propriocetividade dos dedos e zona plantar.

- Exercício de pé

Posicione-se de pé, apoiado apenas numa perna. Abra os braços e feche os olhos. Mantenha essa posição durante 30 segundos e repita três vezes, alternado com a outra perna.

- Exercício com cadeira

Apoiado numa cadeira, faça uma abdução da perna direita para a direita, levantando cerca de 30 a 40 centímetros do chão, mantendo a perna esquerda na ponta dos pés. Execute 10 a 15 repetições e alterne com a perna esquerda.

- Movimentos em frente ao espelho

Mantenha-se em pé em frente ao espelho e levante lentamente o joelho na direção do peito, sem deixar o tronco descer em direção ao chão. Mantenha durante 30 segundos. Desça lentamente e troque de perna.

- Lunges frontais

Faça lunges frontais com carga reduzida ou sem qualquer carga externa. Durante este exercício, a subida e descida dever ser controlada. Este exercício, além de ajudar a ganhar massa muscular, trabalha a articulação da anca e também desenvolve uma boa capacidade de coordenação e equilíbrio.

- Lunges laterais

O lunge lateral trabalha igualmente membros inferiores e é uma variação para incluir na sua rotina, pode ir variando entre frontal e lateral para uma máxima eficiência.

Se surgir alguma dúvida, procure o seu personal trainer para esclarecimentos adicionais.

Texto: Eduardo Alhinho (personal trainer do clube Holmes Place do Parque das Nações em Lisboa)