Cuidados e preocupações quando consumo suplementos para ter sucesso

Conselhos sobre nutrição partilhados por Sérgio Veloso

Acima de uma necessidade, o consumo de suplementos alimentares é hoje uma moda. Infelizmente, a regulação deste mercado em crescendo está longe de garantir a qualidade dos produtos e segurança do consumidor. Como substâncias presentes naturalmente nos alimentos, os suplementos alimentares são regulados como tal, quando na verdade se tratam de fórmulas manipuladas e doseadas numa matriz totalmente distinta da natural. Assim sendo, alguns cuidados serão necessários para assegurar o sucesso de um programa de suplementação, nas situações em que de facto são necessários.

A primeira questão a considerar é: serão de facto necessários? A necessidade de um suplemento pressupõe um diagnóstico prévio, seja ele baseado em análises clínicas ou sintomatologia. Para tal, deverá sempre recorrer a um profissional de saúde habilitado à prescrição da suplementação adequada para um caso específico, discriminando desde logo todos os suplementos e fármacos que toma para que a compatibilidade e correto doseamento sejam asseguradas.

Um segundo aspeto crítico a ter em conta é a qualidade dos produtos, algo que nem sempre é fácil de avaliar. A falta de regulação do mercado de suplementos permite que muitos produtos duvidosos entrem em comercialização. Nenhumas análises e certificação de qualidade são exigidas aos produtos não-farmacêuticos. No entanto, algumas marcas asseguram os seus produtos por iniciativa própria, obedecendo a critérios rigorosos de controlo de qualidade e rastreabilidade das matérias-primas. Por exemplo, a certificação GMP (Good Manufacturing Practices) garante um grau de qualidade farmacêutica aos suplementos alimentares, e é por este tipo de garantias que deve procurar. E mais do que isso, deve-o exigir porque é um direito que lhe assiste como consumidor.

É claro que tudo isto se reflete no preço e a qualidade paga-se na maior parte dos casos, bem como o acompanhamento personalizado que qualquer programa de suplementação idealmente requer, tanto na avaliação da necessidade como da dose adequada. Trata-se de um investimento em saúde que, na verdade, sai muitas vezes mais barato do que aparenta no imediato. A necessidade de suplementação é então uma escolha que deverá ser consciente e centrada em dois critérios: necessidade e qualidade do produto.

Gnosies

artigo do parceiro:

Comentários