ChiBall é um novo método de treino que combina exercícios simples e acessíveis a qualquer pessoa com base em técnicas de Pilates, Tai Chi, Yoga, QiGong, Feldenkrais, Relaxamento e Meditação.

A diferença está numa pequena bola que transmite os princípios da Medicina Tradicional Chinesa através da sua cor e do seu cheiro. «A bola é essencial porque é através dela que a energia é canalizada para o corpo e do corpo para a bola novamente», refere Linda Lundgren, Master Trainer de ChiBall em Portugal.

Existem oito bolas, cada uma tem uma cor e um cheiro associados a um dos cinco elementos essenciais da filosofia chinesa (Terra, Madeira, Fogo, Metal e Água) e simbolizam os estados emotivos de Yin e Yang, duas forças completamente opostas que constantemente se moldam e se alteram para que haja um balanço entre todas as funções do nosso corpo.

O stress, a ansiedade e a tensão são as principais causas de desarmonia entre Yin e Yang e, por conseguinte, do nosso «chi», a energia vital que pode ser trabalhada e rejuvenescida através do ChiBall.

Adapta-se ao seu dia

Tal como as outras modalidades holísticas que o inspiram, o ChiBall não potencia o exercício enérgico mas sim a concentração, o relaxamento e o controlo da ansiedade.  Mas também não é uma modalidade estática, pelo contrário, adapta-se ao seu estado de espírito.

A cada elemento da Natureza estão associadas cores, aromas, emoções, órgãos do corpo e exercícios. A escolha da bola com que vai treinar depende do elemento que quer trabalhar.

Por exemplo, se está cansada, com pouca energia e pouca motivação talvez deva treinar com a bola vermelha, representa o Yang pleno e é a mais forte energeticamente. Pelo contrário, se está stressada e ansiosa deve treinar com a bola azul, representa a Água e o Yin, estimula o relaxamento e baixa os níveis de ansiedade. Para além disso, as sessões mudam consoante as necessidades do grupo ou as estações do ano.

Linda Lundgren explica que «por exemplo, no Inverno, o elemento predominante é a Água, por isso fazemos, talvez, 15 minutos de meditação, enquanto que, no Verão, fazemos apenas cinco. Esse é um dos pontos fortes do ChiBall, cada um pode escolher como quer fazer».

Os tipos de bolas


Verde:
aroma a gerânio, associada ao elemento madeira, potencia o bom-humor, diminuindo a raiva. A Primavera é a estação ideal para a utilizar.

Vermelho e laranja: aroma a canela e laranja, associada ao elemento fogo e potencia a alegria, diminuindo o nervosismo. O Verão é a estação ideal para a usar.

Amarelo: aroma a limão, associada ao elemento terra, potencia a confiança, diminuindo a insegurança. O fim do Verão é a altura ideal para a usar.

Roxo e prata: aroma a lavanda  e eucalipto, associada ao elemento metal, potencia o entusiasmo, diminuindo o pessimismo. O Outono apresenta-se como a época ideal para a utilizar.

Azul: aroma a frutos silvestres, associada ao elemento água, potencia a coragem, diminuindo o medo. O Inverno é considerada a altura ideal para a utilizar.

Harmonia e bem-estar ao alcance de todos

A prática regular de ChiBall traz inúmeros benefícios para a saúde já que o treino pode ser direccionado para problemas de saúde específicos, mais ainda se funcionar enquanto complemento de outros tratamentos.

Como em todas as modalidades desportivas, a sua prática não dispensa a aprovação médica mas desde as crianças aos seniores, incluindo grávidas, todos podem beneficiar do ChiBall porque os movimentos são simples, acessíveis e de baixo impacto físico.

Com algumas sessões conseguirá aliviar o stress e a tensão, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, a força, a agilidade, o equilíbrio e a consciência corporal, fortalecendo a sua energia vital, o «chi». Ana Duarte é fisioterapeuta, pratica ChiBall há quase três anos e apaixonou-se pela modalidade logo nas primeiras aulas. «É uma sessão muito completa que trabalha tanto o corpo como a mente».

Para esta praticante o grande benefício do ChiBall consiste no facto de corrigir más posturas e de conceder movimentos corporais mais harmoniosos e uma maior qualidade de vida. «O corpo foi feito para estar em movimento e o ChiBall vem melhorar o funcionamento e a agilidade das articulações bem como a flexibilidade», refere.

Para além dos benefícios físicos, a consciência de uma energia interior e a capacidade meditativa aumenta gradualmente e muitos praticantes atingem o estado de meditação durante as sessões. «É uma hora de treino em que nos entregamos de corpo e alma», assegura Ana. Por isso, descontraía, respire fundo, e sinta-se como um todo.

Onde fazer

B’ Chill Out, em S. Domingos de Rana (Cascais)
Telefone: 214 440 759
Internet: www.bchillout.com

Clube L, no Lagoas Park, em Oeiras
Telefone: 211 111 600
Internet: www.lagoaspark.pt

Holmes Place, em vários pontos do país
Internet: www.holmesplace.pt

FisioGaspar, em Lisboa
Telefone: 217 279 000/1
Internet: www.fisiogaspar.pt

Preços: A partir de 40 € por mês (dependendo do local) + taxa de inscrição e/ou seguro.

Para conhecer outros locais, consulte www.chiball.com.

Texto: Ana Catarina Alberto com Linda Lundgren (master trainer de ChiBall) e Ana Duarte (fisioterapeuta)