Abdominais comuns, não!

A nova filosofia de treino que a vai deixar com o ventre que sempre quis (fotos)

Sabia que os habituais situps e crunches não são a melhor forma de treinar os abdominais? E que existem soluções mais eficazes e menos lesivas para a coluna de tonificar estes músculos? Segundo o personal trainer Pedro Correia, aqueles exercícios são mais indicados para pessoas que desenvolvem uma atividade física regular. Embora todos os tenhamos praticado em determinada altura da nossa vida, quem faz estes exercícios tem de saber ativar os músculos certos de forma correta.

Deve fazê-lo sem colocar a pressão indevida noutras partes do corpo, como o pescoço ou a região lombar. Por isso, Pedro Correia apenas aconselha atletas, culturistas ou pessoas cujo objectivo seja ter os músculos abdominais bem definidos a fazerem situps e crunches, mas sempre acompanhados por um personal trainer. Conheça, por isso, de seguida, a nova filosofia de treino que está a revolucionar a forma como exercitamos os abdominais, e que garantem uma coluna ainda mais saudável

Antes de iniciar, Pedro Correia adverte ainda para os prejuízos que pode trazer para a saúde fazer exercícios de flexão lombar de manhã, quando os músculos não estão devidamente aquecidos. Ambos os exercícios requerem um movimento de flexão da coluna superior a 45 graus, contraindicado para pessoas que não têm os músculos estimulados. Por outro lado, fazer estes exercícios localizados após um dia passado a trabalhar sentado, não só agrava a má postura, como também aumenta o risco de lesão.

Prefira as alternativas

Redefinir os treinos de abdominais tornou-se importante, mas a funcionalidade sobrepõe-se à estética. Passou a dar-se maior ênfase a exercícios poliarticulados, mais benéficos para o corpo humano porque trabalham mais músculos em simultâneo, e que são necessários para completar de forma segura qualquer atividade quotidiana.

Bastam 10 minutos por dia para trabalhar a estabilidade, mobilidade, força e amplitude articular, fazendo alongamentos dinâmicos, como os agachamentos e lunges. Mas também existe uma vasta panóplia de exercícios, fundamentais para todo o tipo de pessoas, que oferecem os melhores resultados face ao risco-benefício. Corretamente feitos, estes exercícios ajudam a prevenir hérnias discais, lesões lombares e dores nas costas.


Texto: Filipa Basílio da Silva com Pedro Correia (personal trainer da Clínica das Conchas e autor do blogue Pedrocorreiatraining.wordpress.com)

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