Viva mais e melhor: 9 dicas essenciais para aumentar os seus anos de vida

Bastam algumas pequenas mudanças nos seus hábitos para viver mais e melhor.

Estudos recentes mostram que existem quatro comportamentos que o podem fazer envelhecer até mais 12 anos ou mesmo roubar-lhe alguns anos de vida. Esses maus comportamentos são fumar, beber muito álcool, não praticar exercício físico e ter uma ingestão insuficiente de frutas e vegetais.

Felizmente está nas suas mãos mudar e manter-se jovem e saudável por muito mais tempo.

Deixamos-lhe aqui nove dicas que o vão ajudar.

Não coma demasiado

Se pretende viver mais anos, comece a comer menos. O autor Dan Buettner estuda a longevidade à volta do mundo e descobriu que no Japão, um dos países onde as pessoas vivem mais anos do mundo, param de comer quando sentem que estão 80% cheios.

Em 2008, pesquisadores da Universidade de St. Louis descobriram que a limitação de calorias baixa produção de T3, uma hormona da tiroide, responsável por desacelerar o metabolismo e acelerar o processo de envelhecimento.

Sexo regular

Ter sexo 2 a 3 vezes por semana, para além de o fazer perder calorias, pode dar-lhe até três anos de vida.

O sexo regular ajuda-o a diminuir a pressão arterial, a melhorar o sono, aumentar a imunidade e proteger o seu coração.

Desligue a TV

Demasiadas horas em frente à sua televisão pode ter consequências graves na sua saúde. Um estudo de 2010 mostrou que pessoas que passam 4 ou mais horas por dia em frente à televisão eram 46% mais propensas a morrer de várias causas que pessoas que assistiam menos de 2 horas por dia. Diminua as horas que fica em frente à sua televisão. Saiba que cada hora adicional aumenta em 11% o risco de morrer de qualquer doença e 18% de morrer de doença cardíaca.

Proteja-se do sol

Evite o sol. Dessa forma, não só evita o cancro da pele como melhora a aparência da sua pele, mantendo-a com um aspeto jovem, diminuindo o aparecimento de rugas, as linhas finas e a pele flácida.

Utilize cremes com proteção solar SPF de 30 ou mais. Uma pele do rosto e do peito com manchas, dão-lhe um aspeto mais velho.

Socialize mais

Um estudo mostra que ficamos mais propensos a doenças quando não temos uma forte rede de amigos e família. Sabia que a solidão pode causar inflamação e, em algumas pessoas, pode ser tão perigoso quanto o colesterol ou mesmo o tabaco?

Beba com moderação

Mulheres que ingerem entre 2 a 3 bebidas alcoólicas por dia ou homens que ingerem mais de 3 bebidas podem sofrer alterações prejudiciais à saúde. Estudos mostram que o consumo excessivo de bebidas que contêm álcool, contribui para o aumento de peso e problemas nos relacionamentos.

Coma frutas e vegetais

Cheias de fibras e vitaminas, as frutas e vegetais podem reduzir o risco de doença cardíaca em 76% e podem até desempenhar um papel importante na diminuição do risco de cancro da mama.

O poder antioxidante das frutas e vegetais ajudam no combate às rugas.

Pratique mais exercício físico

O exercício físico diário funciona como o elixir da juventude. Um estudo efetuado em 2008, descobriu que o exercício físico regular de alta intensidade pode aumentar até 4 anos de vida. Mesmo o exercício moderado, como uma caminhada de 30 minutos, pode diminuir o risco de problemas cardíacos. Provavelmente não ficou surpreendido, o exercício físico não só o ajuda a melhorar a sua condição física como tem efeitos positivos no seu coração, mente e metabolismo.

Não fume

Um estudo publicado no American Journal of Public Health descobriu que as mulheres que deixaram de fumar aos 35 anos, aumentaram a sua longevidade em aproximadamente seis a oito anos. Nunca é tarde para deixar de fumar, comece já hoje.

artigo do parceiro:

Comentários