Assim que o calor aperta, não existe nada que apeteça mais do que beber uma água fresca e quando isso acontece, é normal que compre uma garrafa de água. Embora as garrafas sejam bastante comuns e algumas delas até tem um design original, a verdade é que o plástico que elas contem pode ter alguns perigos para a sua saúde. Estes encontram-se relacionados com substâncias tóxicas, que ao entrarem em contacto com a água podem causar graves problemas, tais como a diabetes ou até mesmo doenças relacionadas com o coração. Apesar do que possa parecer, não são apenas as garrafas de água que podem trazer estes perigos, mas também algumas embalagens plásticas que podem ser colocadas no microondas. Para que não seja apanhado de surpresa, vamos revelar-lhe quais são os diferentes tipos de plástico e também quais as substâncias tóxicas que cada um contem.

Polietileno ou PEBD - Considerado um plástico com uma densidade baixa, este é geralmente encontrado nos tão habituais sacos de plástico. É um material bastante seguro, até porque não liberta qualquer tipo de substâncias químicas na água.

Poliestireno ou PS - Mais conhecido por isopor, este material costuma ser utilizado nos pratos e copos de plástico. Devido ao facto de libertar alguns componentes tóxicos, este material não deve ser aquecido juntamente com os alimentos.

Polietileno Tereftalato ou PET - É um dos materiais plásticos mais seguros e por isso, é cada vez mais usado em garrafas, mas contudo não convém descuidar-se com ele até porque pode acabar por acumular muito bactérias.

Leia mais: Estes são os piores alimentos para a sua digestão

Polipropileno ou PP - Encontrado em algumas garrafas de água, embalagens de iogurtes e remédios, este material é bastante seguro e recomendado para líquidos.

Policloreto de Polivinila ou PVC - É um dos materiais plásticos mais conhecidos por todos e geralmente pode ser encontrado em canos, materiais hidráulicos, brinquedos, embalagens, entre outros. Este é aconselhado para produtos que são expostos em ambientes exteriores, pois tem uma maior capacidade de resistência a variações de temperatura. Embora tenha todos estes benefícios, deve ter em conta que este tipo de plástico deve ser colocado a parte dos alimentos.

Polietileno de Alta Densidade ou HDPE - Este tipo de plástico é mais denso do que os restantes e geralmente é encontrado em embalagens resistentes. É o mais aconselhado para guardar água, porque não liberta qualquer tipo de substâncias químicas e o número um, no que diz respeito aos plásticos mais seguros para o seu corpo.

Restantes - Estão agrupados numa categoria geral, que inclui plásticos mais recentes que são utilizados em telemóveis e computadores.

Agora que já ficou a conhecer os diversos tipos de plástico, pode concluir que o HDPE, o PEBD e o PP, são sem sombra de dúvidas os plásticos mais seguros para conter líquidos. No entanto, é importante que tendo em conta os restantes mantenha sempre o cuidado para que não corra nenhum risco.

Leia mais: Os benefícios da comida picante