Sintomas de baixos níveis de testosterona

A testosterona é a principal hormonal masculina, sendo essencial para a saúde e bem estar do homem. No está sempre cansado, talvez a causa possa ser a falta de testosterona. Identifique os sintomas!

A testosterona é a principal hormona masculina e responsável por inúmeros processos no corpo do homem, tais como, desenvolvimento dos órgãos sexuais, aumento da massa óssea, massa muscular, sendo essencial para a saúde e bem estar.

Com o avançar da idade, as quantidades de hormona produzida internamente tendem a baixar.

Tal como as mulheres sofrem de menopausa, o homem passa a fase da andropausa. Nesta fase da vida masculina as quantidades hormonais produzidas pelo corpo baixam consideravelmente, ou cessam a sua produção.

Esta fase normalmente acontece acima dos 45 anos e pode atingir níveis que condicionam a vida e o bem estar do homem.

Hoje trago-lhe alguns dos sintomas que podem indicar níveis reduzidos ou deficiência de testosterona:

 Pouca líbido

 Um dos principais sintomais com os baixos níveis de testosterona é a diminuição do desejo sexual.

Existem alguns factores que podem influenciar a libido do homem, cansaço, stress, mas está também muito associada às baixas quantidades de testosterona.

Volume de esperma

Apesar da testosterona não ter efeito directo sobre a ereção, apenas indirecta ao estimular os receptores cerebrais a sintetizar óxido nítrico e assim se dar ínicio à ereção, esta hormona afecta a quantidade e qualidade do esperma.

Se notar uma diminuição no volume da ejaculação, pode ser um sinal que os níveis de testosterona baixaram.

Perda de massa muscular e aumento de gordura corporal

A testosterona é das hormonas mais importantes, se não a mais, no processo de ganhos e manutenção da massa muscular. A diminuição desta hormona provoca uma diminuição da massa muscular. Se nota que está a ficar com menos músculo e mais gordo, a redução de testosterona pode ser a causa.

Fadiga ou falta de energia

Homens que dispõem de pouca testosterona reportam níveis de cansaço elevados e uma grande falta de energia. Se está sempre cansado, sem energia para nada, pode estar com os níveis de testosterona em défice.

Diminuição da massa óssea

A perda de massa óssea pode levar à condição de osteoporose, condição que atinge especialmente as mulheres.

No entanto homens com baixos níveis desta hormona podem experienciar pouca massa óssea, estando mais susceptiveis a fraturas e lesóes osteoarticulares.

 Mudanças de humor

Durante a menopausa, com os níveis de estrogénio a baixar as mulheres sofrem de mudanças de humor.

Com o homem acontece exatamente a mesma coisa. Quando os níveis de testosterona baixam podem influenciar o humor e capacidade mental.

Estudos sugerem que falta de atenção, depressão ou irritabilidade são alguns sintomas associados à pouca testosterona.

Se sofre de alguns destes sintomas, ou até alguns em simultâneo está na hora de procurar o seu médico e de fazer alguns exames para perceber os seus níveis hormonais.

Mas não desespere, já existem alguns métodos de tratamento desta condição.

artigo do parceiro:

Comentários