Quatro mitos sobre a visão em que toda a gente acredita

Há frases que ouvimos recorrentemente na infância: “come cenoura que faz os olhos bonitos”, “não estejas em cima da televisão que faz mal”, entre outros. Mas será mesmo verdade?

Na realidade podemos antes dizer que se tratam de crenças e não de verdades absolutas. A BBC reuniu quatro situações que todos recordamos da nossa infância e que são agora desmistificadas:

1. Ver televisão perto demais

Quantas vezes não ouvimos os nossos pais ou avós dizer para nos afastarmos da televisão? Ou quantas vezes já não o repetimos aos nossos filhos? A verdade é que, de acordo com especialistas, esse receio de poder vir a sofrer de alguma lesão na vista não passa disso mesmo.

Segundo a Academia de Oftalmologia dos Estados Unidos, ver televisão mais perto não causa qualquer tipo de problema no globo ocular, independentemente do tipo de equipamento (modelo antigo, LCD, plasma) uma vez que a partir da década de 1990 os aparelhos lançados já não emitem radiação.

O que pode prejudicar a saúde ocular é o facto de ver televisão de luz apagada uma vez que a pupila acaba por ter de se adaptar constantemente a diferentes luminosidades, o que pode levar a vista cansada por excesso de estímulos.

2. Ler com pouca luz

Pode ficar descansado porque os especialistas garantem que a visão não é afetada por estar a ler com pouca luz. O que a Escola de Medicina da Universidade de Harvard assegura é que os olhos podem cansar-se mais rapidamente uma vez que se torna mais difícil e exigente ler desta forma, mas ao mudar para um ambiente mais iluminado a fadiga ocular é ultrapassada.

3. Usar os óculos de outra pessoa

O facto de experimentar os óculos, e consequentemente a graduação, de outra pessoa em nada prejudica a sua saúde visual, uma vez que as lentes não modificam de nenhuma forma o seu globo ocular. A clínica Mayo, nos Estados Unidos, defende que o máximo que pode acontecer é ficar com uma dor de cabeça durante algum tempo, depois de usar os óculos de outra pessoa, especialmente se a visão for desfocada.

4. A cenoura faz os olhos bonitos

Esta é talvez a frase que mais ouvimos quando somos crianças, para nos estimular a comer este legume. No entanto, apesar de a cenoura ser rica em vitamina A - vitamina que ajuda a proteger a visão - esta não é a única fonte, pelo que não somos obrigados a consumir este legume.

A Universidade de Harvard sugere que os vegetais com folhas verde escuro que têm mais vitaminas, como a C e a E, são melhores aliados para a visão uma vez que ajudam ainda a proteger doenças comuns dos olhos como as cataratas e a degeneração macular.

Comentários