Prolongue a sua vida com chá

Os homens que bebem chá regularmente têm o seu relógio biológico mais lento, consequentemente a idade molecular dos homens com mais de 65 anos que bebem chá regularmente é de 5 anos mais jovem

Cha verde

Os homens que bebem chá regularmente têm o seu relógio biológico mais lento, consequentemente a idade molecular dos homens com mais de 65 anos que bebem chá regularmente é de 5 anos mais jovem.

Os pesquisadores examinaram o ADN de 1000 homens e 1000 mulheres, medindo o cumprimento dos seus telómeros, levaram ainda a cabo um questionário, de forma a identificar os hábitos alimentares dos indivíduos.

Os telómeros estão localizados no final dos seus cromossomas e a sua principal função é manter a estabilidade estrutural do cromossoma.

Cada vez que uma célula se duplica, também duplica os cromossomas. Durante este processo os telómeros são encurtados das células, sendo possível prever a esperança média de vida de um ser, analisando quantos telómeros restam nas suas células.

Nas mulheres, descobriram que o comprimento dos seus telómeros está relacionado com o estilo de vida e hábitos alimentares.

As mulheres com uma maior ingestão de ácidos gordos ómega 6, óleo de amendoim e óleo de milho, apresentaram telómeros mais curtos do que as que aquelas com uma ingestão de gorduras inferior.

Já nos homens, os telómeros dos que ingeriam 3 xícaras ou mais de chá por dia, apresentavam um tamanho mais longos do que os que bebiam menos de uma xícara dia.

A diferença estimada resulta num aumento médio de 5 anos de vida.

Os pesquisadores descobriram também telómeros mais longos em pessoas que tomam suplementos multivitamínicos, atletas de força, pessoas com níveis elevados de vitamina D e com um nível elevado de exercício físico.

artigo do parceiro:

Comentários